Social media: temos um problema de reputação

E as redes sociais têm um problema de… PR. A afirmação, feita no SXSW 2019, veio de ninguém menos do que empresário de 26 anos Steven Bartlett, durante sessão de sala lotada em dois dias consecutivos de evento. Bartlett é co-fundador da Social Chain, uma das principais agências de marketing social, com sede em Manchester, no Reino Unido, e tem batalhado para atacar as fraudes que envolvem o marketing de influência e algumas empresas que vendem seguidores.

A mídia social precisa, segundo ele, de um bom trabalho de PR para reverter a sua reputação e reconquistar a confiança da sociedade. À frente de sua empresa, Bartlett está tão dedicado à causa que investiu seis meses e todos seus recursos globais para construir uma ferramenta de inteligência artificial, a Like-Wise, que identifica contas que compram seguidores.

“Em termos simples, a ferramenta coleta dados e cria um banco de dados de dezenas de milhões de perfis falsos”, explica Bartlett. “Então, simultaneamente, varre centenas de milhares de pessoas para ver quais influenciadores estão recebendo engajamento desses aplicativos.”

Quando a ferramenta identifica atividades suspeitas de uma conta de influenciadores, ela usa a tecnologia AI para mapear um gráfico de engajamento e assim analisar seu envolvimento ao longo do tempo, comparando com com gráficos orgânicos reais. “É hora de limpar a indústria”, afirmou.