A FleishmanHillard Brasil foi a vencedora da etapa nacional do Prêmio Aberje, a principal premiação da Comunicação Corporativa brasileira, com o case SEMPRE LIVRE®, Sempre Juntas: “A Transformação da Marca Em Prol da Naturalização das Conversas sobre Menstruação”, com o cliente Johnson & Johnson Brasil.
A equipe de atendimento desenvolveu uma estratégia de PR voltada para o reposicionamento da marca com o objetivo de quebrar tabus e preconceito, além de naturalizar o debate sobre o tema “menstruação”, cercado de desinformação e que vem, há séculos, gerando dúvidas e estigmas em garotas, mães e nas famílias.
Por que falar sobre menstruação?
A estigmatização do tema faz com que milhares de mulheres tenham dificuldades de acessar informações sobre menstruação e higiene menstrual, gerando um problema de saúde pública. Dessa maneira, a SEMPRE LIVRE®, em parceria com a KYRA Pesquisa &Consultoria, realizou um levantamento que mostrou que 54% das mulheres sabiam pouco ou nada sobre menstruação quando tiveram a menarca. E 33% não saíam de casa; 49% perdiam aulas por causa da menstruação.
Apesar disso, há uma realidade paralela. Atualmente, conversas sobre temas relacionados ao universo feminino, assim como os espaços e canais para debate sobre esses tópicos, tem crescido cada vez mais. Olhando para essa transformação, junto ao aumento das necessidades de debates sobre menstruação e assuntos correlacionados, a SEMPRE LIVRE® entendeu a responsabilidade social, de marca pioneira na categoria de absorventes descartáveis no Brasil, e criou a campanha para auxiliar na naturalização das conversas, combatendo preconceitos e tabus sobre o tema.
A campanha de PR
Para lançar no Brasil o novo posicionamento “SEMPRE LIVRE®, Sempre Juntas”, a FleishmanHillard trouxe um viés comportamental para a estratégia de PR, ouvindo o que as mulheres pensavam sobre menstruação e propondo a abertura de diálogos em diferentes canais (online, impresso e TV) para compartilhar experiências reais e informações necessárias. Usando como base os resultados da pesquisa realizada com a KYRA Pesquisa & Consultoria, a agência deu início às estratégias de divulgação e pautas para lançamento da campanha.
O plano também contemplou a produção do programa #SEMPREJUNTAS, realizado em colaboração com a agência Sunset DDB, transmitido nas redes sociais de SEMPRE LIVRE® em parceria com Maísa Silva, influenciadora digital com forte identificação com o público jovem. Ele teve como principal objetivo estimular diálogos abertos e descontraídos sobre o tema, com celebridades teen, profissionais da saúde e até meninos.
Para fortalecer ainda mais a iniciativa da marca, o documentário “Nosso Sangue, Nosso Corpo”, produzido pela FOX Lab e apresentado por SEMPRE LIVRE® foi lançado com o objetivo de abordar o tema mostrando a relação de meninas de diferentes países com a menstruação. Para divulgar o documentário, FleishmanHillard criou uma cabine para imprensa e influenciadores assistirem ao conteúdo em primeira mão, no Kinoplex Itaim, em São Paulo.
Em 2019, a FleishmanHillard participou da elaboração e implementação de estratégias de comunicação para lançar a campanha #semprejuntaspeloprogresso, dando continuidade às conversas criadas e agindo para mudar a realidade de meninas e mulheres que sofrem com a falta de acesso à informação sobre menstruação e higiene menstrual. Para o lançamento dessa nova etapa do movimento, a agência organizou um evento com jornalistas e influenciadores para debater os impactos dos tabus da menstruação. Como parte do plano integrado de comunicação, também foram realizadas ações de comunicação interna para transformar os colaboradores em embaixadores do propósito da marca.
E você, o que acha desse debate? Comente e deixe o seu depoimento para contribuir com essa causa! Use também a hashtag, #semprejuntaspeloprogresso em suas redes sociais.