Levantamento realizado pela área de pesquisa da FleishmanHillard, o TRUE Global Intelligence, avaliou que a maioria dos brasileiros se importa mais com o impacto das empresas na sociedade (36%) e com o seu comportamento frente a questões relevantes (21%) do que com o que oferecem como produtos e benefícios aos clientes (43%). Não se trata apenas de vender, mas também de quem são as organizações como marca.
Os dados fazem parte do estudo “Authenticity Gap: Global Report 2021”, que avalia o alinhamento entre o que as marcas falam e como os consumidores as percebem. Com metodologia proprietária, a pesquisa analisou mais de 200 empresas, de 21 setores e 5 países, e entrevistou mais de 10 mil pessoas, sendo 2.149 brasileiros.
Dentre os temas principais a serem abordados estão: CEO no centro das discussões (meio ambiente, diversidade, equidade e inclusão e saúde pública), impacto social, sustentabilidade, DE&I (diversidade, equidade e inclusão) e privacidade de dados.
Os consumidores esperam ainda mais que as empresas sejam parte da solução, não apenas da discussão. Para 70% dos brasileiros entrevistados, a violência contra as mulheres é considerada uma questão de “extrema importância”, além de desemprego (65%), pobreza (64%), racismo (62%), discriminação e equidade de oportunidades (62%) e liberdade de expressão (62%). Em comparação com a última edição da pesquisa, realizada em 2019, apenas 33% dos entrevistados citaram a violência contra a mulher como uma das principais questões com as quais as empresas devem agir e 44% deles mencionaram as diferenças salariais e de renda.
Outra grande preocupação nos últimos anos, especialmente para as gerações mais jovens, é o cuidado com o meio ambiente. Entre todos os setores estudados, 65% não estão atendendo às expectativas dos consumidores com relação a esse tema, com destaque negativo para os segmentos de Aviação, Indústria Química, Energia e de Equipamentos Médicos. Em contrapartida, especificamente no Brasil, os setores de Alimentos e Bebidas e de Cuidados Pessoais se destacam positivamente entre os clientes com relação às questões ambientais.
A privacidade e segurança de dados é outro motivo de grande atenção para os consumidores brasileiros. Sessenta e sete por cento afirmam que a preocupação com sua privacidade o torna menos propenso a adquirir produtos ou serviços de companhias que usam dados pessoais de clientes para benefício próprio.
Os consumidores também esperam que os líderes assumam posições autênticas em relação a questões como meio ambiente e saúde pública: 81% desejam que os CEOs falem sobre temas que tenham impacto significativo na sociedade, mesmo que não reflitam os negócios; e 87 acreditam que os CEOs devem ter voz ativa para apoiar e influenciar as questões ambientais e a mudança de políticas.
Consumidores anseiam que as empresas sejam inclusivas: 92% acreditam que as empresas podem fazer mais para tornar o local de trabalho melhor para os colaboradores; enquanto 81% querem que as empresas se comprometam com o avanço da diversidade, equidade e inclusão no local de trabalho. Mais da metade (55%) acreditam que as empresas não estão comprometidas em fazer a coisa certa, especialmente no Brasil (75%), China (56%) e EUA (54%).
Para conhecer outros dados do “Authenticity Gap: Global Report 2021” acesse o estudo com os principais destaques neste link.
Authenticity Gap
Ao invés de produzir um ranking, como acontece em outros estudos sobre reputação, o Authenticity Gap revela dados que orientam ações, e que podem ser utilizados em estratégias de marca e de negócios.
A metodologia do Authenticity Gap é baseada em nove direcionamentos, separados por três áreas. O quesito Comportamento Gerencial foca em atitudes institucionais de performance consistente, comunicação de credibilidade e fazer o certo. No segmento Benefícios para o Consumidor, as análises têm base em inovação, benefícios para o consumidor e melhor valor. O terceiro quesito é Impacto na Sociedade, com relacionamento com funcionários, impacto na comunidade e cuidados com o meio ambiente.
A pesquisa Authenticity Gap: Global Report 2021 foi realizada de maneira virtual entre os dias 2 de março e 16 de abril de 2021 no Brasil, China, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos. O estudo foi idealizado e conduzido pela área de pesquisa da FleishmanHillard, TRUE Global Intelligence.