Imprensa e redes sociais juntas pelo bacalhau da Noruega

Sabores, receitas e redes sociais nasceram uns para os outros. Vídeos de receitas, práticos e saborosos, são campeões de audiência no Facebook e YouTube – e um campo fértil para marcas nos setores de alimentação.

Esse foi o key insight da estratégia da FleishmanHillard para o Conselho Norueguês de Pesca, integrando ações digitais com o trabalho de imprensa, no final de 2018.

Nas redes sociais, destacou-se a criação do perfil @bacalhaudanoruegabrasil no Instagram e o fortalecimento da marca no Facebook. Fotos, receitas e curiosidades sobre bacalhau foram explorados em ambos os canais sociais.

Imprensa e influenciadores digitais receberam releases e conteúdos como sugestões para receitas especiais para o Natal e ano Novo, em textos feitos para despertar a curiosidade do público.

O trabalho de follow up garantiu matérias, imagens e vídeos compartilhados na internet e nas redes.

Uma parceria com o canal Panelaterapia (um milhão de inscritos no Youtube) resultou em um vídeo delicioso como a receita que exibe – Bacalhau Cremoso com Espinafre e Tomatinhos – publicada nas redes sociais do canal. Assista:

A FleishmanHillard Brasil organizou também uma ação de cross client: uma “cooking class” realizada no Grand Hyatt SP. A aula foi administrada pelo chefe Thierry Buffeteau, tendo como ingrediente principal o bacalhau Gadus Morhua. Foram 16 convidados presentes, entre jornalistas e influenciadores digitais, o que resultou em  mais de 100 stories nas redes sociais, compartilhadas no dia do evento.

Para fechar todo o trabalho, um press kit especial, com uma caixa de madeira que pode ser usada como mesinha, contendo receitas especiais e postas do autêntico bacalhau foi entregue a influenciadores digitais e formadores de opinião, em São Paulo e no Rio de janeiro, resultando em ainda mais publicações nas redes sociais.

Aliar o trabalho “tradicional” de imprensa e de promoção de eventos ao dinamismo e a capacidade colaborativa das redes sociais é seguramente o caminho para as marcas aproveitarem o melhor de dois mundos: a credibilidade que só a imprensa de qualidade fornece e a dinâmica dos influenciadores e usuários ampliando o engajamento, o alcance e o potencial das mensagens.

O exemplo do trabalho realizado para o Conselho Norueguês de Pesca demonstra mais uma vez a pertinência e a força dessa estratégia.