O que empresas como Philips, Johnson & Johnson, Chevrolet, Samsung e Emerson têm em comum em suas estratégias de comunicação? A decisão de trabalhar PR de forma global, com um planejamento único adaptado localmente de acordo com mercados e culturas, e também com os focos principais de crescimento, expansão e crise.
Essas empresas integram a lista de 24 clientes globais da FleishmanHillard, com atuação em diferentes países e continentes.
O alinhamento global da comunicação é uma forte tendência entre empresas com esse perfil. É considerado a garantia de ter uma interlocução única, com um conceito global, alinhamento de mensagens e definição clara de plataformas a serem utilizadas e, extremamente valorizados na cena atual, insights e ferramentas de monitoramento e mensuração que permitam uma análise mais clara e em tempo real dos resultados e movimentações em cada país e em todos os mercados.
Para a viabilização de trabalhos globais de sucesso, são necessários investimentos constantes no desenvolvimento de novas metodologias e tecnologias que permitam a integração das equipes, das informações e de resultados.
É o caso do TRUE Global Intelligence ™, lançado pela FleishmanHillard em 2018, que reúne as áreas de pesquisa global, análise e mensuração. Com a utilização dessa ferramenta colaborativa, a equipe junto com o cliente, tem embasamento para decisões estratégicas de comunicação mais assertivas e rápidas.
Um ponto importante também é o perfil e formato das equipes que trabalham no conceito sem fronteiras. Além dos times locais nos países selecionados, a condução estratégica e consultoria é realizada por diretores de área com expertise, experiência e conhecimento dos targets a serem atingidos. Em alinhamento com o novo cenário da comunicação, a atuação tem especialistas em assessoria de imprensa, PR, pesquisa, criação, gerenciamento de crise, insights e mensuração, por exemplo.
O treinamento constante de profissionais para adequação ao novo cenário da comunicação – em constante evolução e transformação – é fator primordial. A intranet vai além de um espaço para compartilhamento de informações e documentos e deve ser vista como um centro de treinamento, com a realização de webinars e cursos online que permitem a difusão do conhecimento e a troca de melhores práticas e cases entre escritórios.
O modelo de atuação global pode ser considerado um sucesso? Nada melhor do que resultados mensuráveis para comprovar.
No caso da FleishmanHillard:
O número de clientes globais dobrou nos últimos 3 anos. Em 2015, a FleishmanHillard ganhou um Leão de Ouro no Festival de Cannes com o case “Technology & Stuff”, desenvolvido para o cliente global Chevrolet.