O que os consumidores sentem – e discutem – em relação à evolução tecnológica? Quais tendências podem ser antecipadas a partir dessas conversas? E que comportamento as marcas devem ter diante das reações dos consumidores frente às inovações?
Para responder a essas perguntas, a FleishmanHillard analisou mais de um bilhão de conversas sobre tecnologia no Twitter entre 2017 e 2018, além de ouvir 25 thought leaders globais do setor, que fizeram previsões sobre o desenvolvimento tecnológico em 2019.
O resultado é o estudo recém-lançado Tech Trends 2019. The fads. The fears. The future. (Tendências Tech 2019. As modas. Os medos. O futuro.), que oferece insights e previsões para a indústria da tecnologia e para as marcas, sob o prisma do comportamento do consumidor.
O estudo oferece uma sinopse das conversas na rede e ajuda as marcas a entender como elas podem participar e influenciar o debate em torno das inovações – além de balizar, do ponto de vista da comunicação, processos de aquisição tecnológica.
“Se a mudança tecnológica é constante, é inevitável que as pessoas mudem constantemente como se sentem em relação a ela, como é o caso de tecnologias que as pessoas temem hoje, mas acabam adotando amanhã”, diz Sophie Scott, diretora de prática global de Tecnologia da FleishmanHillard. “Ao examinar todas essas conversas e a tecnologia que se anuncia no horizonte, podemos tecer previsões e ajudar as marcas a entender as expectativas dos consumidores e a planejar o futuro”.
Entre os principais temas de conversas e tendências detectadas pelo estudo TechTrends 2019, destacam-se:
. Inteligência Artificial chegará ao detalhe. As marcas que utilizam Inteligência Artificial para engajar consumidores em conversas detalhadas e explanatórias em contextos similares à vida real serão os grandes vencedores de 2019. As conversas sobre inteligência artificial aumentaram 54% em volume, entre 2017 e 2018.
. Tecnologia do bem: ética, privacidade e regulação. Já que a tecnologia nos circunda, e nos circundará cada vez mais, que ela seja do bem – ou seja, que estabeleça relações de confiança com as pessoas, por meio de uma aderência às questões éticas e legais. O estudo Authentic Insights, também da FleishmanHillard, já havia detectado que 80% dos consumidores avaliam segurança e proteção de dados como “muito importante”. As tech trends 2019 acabam de confirmar essa constatação.
. Augmented Analytics: aumentar o potencial humano. O foco da augmented analytics – ou seja, utilizar Inteligência artificial para interpretar dados – é promover a inteligência humana, ao invés de substitui-la. Para isso, automatiza os processos de preparação de dados, geração de insights e modos de apresentação e visualização, tornando o big data mais palatável a não experts e aumentando incrivelmente o seu potetencial.
. As novas oportunidades do blockchain. Indo além das criptomoedas, as conversas sobre blockchain nas redes sociais têm sido frenéticas, notadamente sobre seu potencial de moldar as cidades inteligentes e transformação e infraestrutura digital.
. Realidade Imersiva transformando setores inteiros. Realidade aumentada, virtual e mixed deixarão, cada vez mais para trás a ideia do “computador como artefato”, substituindo-o por “o computador como ambiente”. Displays holográficos (como os exibidos em Star Wars) são exemplos de tópicos em discussão frenética nas redes. E a utilização das novas “realidades” em setores como entretenimento, saúde, varejo e manufaturas deverão provocar mudanças profundas.
. Tecidos inteligentes e e-fabric aumentam em popularidade. As passarelas de desfiles de moda e as lojas de departamento em breve deverão exibir o que se discute nas redes e atrai a atenção dos thought leaders de high tech: roupas inteligentes e exoesqueletos, que irão redefinir o que weareable quer dizer. Mas não só isso: saúde e esporte serão setores que deverão ser revolucionados pela mistura de tecidos e sensores, ampliando a leitura de dados do corpo humano – com cada vez mais conforto e estilo.