Com vocês, as tendências não óbvias de 2019, segundo Rohit Bhargava

A cada ano, desde 2014, o mind blower Rohit Bhargava brinda o mundo com sua seleção de “tendências não óbvias”. Viemos ouvi-las pessoalmente nesta edição do SXSW – como já havíamos feito no ano passado. E podemos garantir: ouvir Rohit é fundamental para abrir a mente e alimentar nossa capacidade de produzir estratégias e conteúdos mais autênticos, criativos e… não óbvios!

As 7 tendências que estão mudando o futuro e que impactarão 2019, segundo Rohit Bhargava:

1) Suposições inquestionáveis. Todos carregamos conosco fatos inegáveis que conhecemos e alguns hábitos. Porém, começar com suposições básicas erradas já está fadado ao erro.

2) Constante interferência. Num mundo cada vez mais barulhento e dinâmico, no qual tudo muda o tempo todo e as indústrias se fundem, como se destacar da multidão? A velocidade das mudanças faz com que todos queiram e esperem o impossível. O desafio é escolher o que usar, o que falar, quanto há tanta informação disponível.

3) Crise de confiança. O sensacionalismo constante – incluindo o fenômeno das fake news – faz com que as pessoas se tornem cada vez mais céticas. Nunca antes foi tão desafiador construir e manter a confiança. Resgate da confiança: muitas vezes inseguros sobre no que confiar, os consumidores estão mirando a atenção para as marcas e experiências que tenham um legado. Com aquelas interações com as quais possuem alguma história pessoal ou recente. Vemos um movimento de “back to the basics” ou de volta às origens em diversas indústrias e segmentos.

4) Masculinidade confusa. A ascensão, o empoderamento feminino e a reavaliação de gênero, temas amplamente debatidos em anos anteriores, fez emergir algumas questões. A tendência agora é entender o significado de ser homem, suas emoções, falar mais sobre tudo isso e qual o seu papel na sociedade diante deste novo cenário.

5) Inveja da inovação. O medo e a insegurança de ficar para trás faz com que empresas, empreendedores e instituições queiram ser tão inovadores quanto seus concorrentes.

6) Renascimento do robô. A realidade virtual e outras tecnologias imersivas aumentam a empatia e a capacidade de ver o mundo sob uma nova ótica. Devemos encarar a chegada dos robôs com menos incredulidade e com mais curiosidade.

7) Bastidores do storytelling. As pessoas querem ouvir histórias – independente do tipo de conteúdo. A tendência aqui é que as organizações levem seus consumidores para os bastidores de suas marcas e encorajem a discussão e os diálogos, de forma a se aproximar e inspirar lealdade de seu público externo mas também interno. Encontre seu propósito e depois conte sua história.

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@rohitbhargava