O principal diferencial do AG: o Consumidor Engajado

Um dos grandes diferenciais do Authenticity Gap, metodologia proprietária da FleishmanHillard, está na qualidade do público ouvido e no formato da metodologia. Ao invés de produzir um ranking, como acontece em muitos outros estudos e pesquisas sobre reputação, o Authenticity Gap revela dados que orientam ações, que podem se utilizados em estratégias de marca e de negócios – trabalhando diretamente no gap de autenticidade que chamamos de Engajamento Autêntico.

Foram ouvidos consumidores de 6 países, incluindo Brasil, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha e China. O estudo foi idealizado e conduzido pela FleishmanHillard e sua equipe de TRUE Global Intelligence ™. A pesquisa é qualitativa e foi realizada entre os meses de abril e maio de 2019. No Brasil, foram entrevistadas 1.328 pessoas (744 homens e 584 mulheres). Todos os entrevistados selecionados seguem o perfil de consumidor engajado – um consumidor que tem profundo relacionamento com as marcas e que ajudam a moldar como marcas e empresas são percebidas

Mas quem é o consumidor engajado? Descrevemos abaixo:

  1. Tem um profundo relacionamento com as marcas;

  2. Molda como as empresas são percebidas (as expectativas de como devem se comportar e como as mesmas estão se saindo em relação às suas expectativas).

  3. É multiplataforma. O consumidor engajado é ativo, participativo e valoriza marcas autênticas.

Em uma pré-seleção para a participação na pesquisa, os consumidores são indicados se tiverem como hábito no mínimo três dessas atitudes: pesquisar informações sobre a companhia na web; compartilhar publicamente suas opiniões sobre produtos, serviços ou determinada empresa; comprar ou vender ações de uma empresa; escrever artigos ou “carta do leitor”; entrar em contato com políticos ou área de governo para expressar sua opinião; já assinou petições online.

Os dados coletados pelo AG são capazes de ajudar os negócios a conseguirem:

Diferenciação para a liderança da indústria;
Identificação de forças e fraquezas para recuperação de reputação;
Planejamento estratégico de negócios;
Desenvolvimento de missão, visão e valores;
Dashboards de mensuração de KPIs;
Criação de business case para recursos adicionais;
Estratégias de relacionamento com governos e assuntos comunitários;
Integração com funcionários.