A Era do Pós Propósito

Vivemos uma Era em que os consumidores e a mídia mudaram sua percepção sobre as marcas. Ter um propósito alinhado e verdadeiro com a essência do negócio é fundamental para o sucesso. Pensando nisso, um relatório publicado recentemente em uma parceria entre a Morning Consult e a Advertising Week estudou como as marcas devem navegar na nova Era da Política das Marcas. O resultado gerou 2 estudos, que foram realizados em agosto de 2019.

A pesquisa mostra como as diferenças geracionais entre os millenials (nascidos entre 1979 e 1995) e a Geraç 

ão Z (nascidos entre 1995 e 2010) e geram descobertas singulares da forma como o consumidor se comporta e da probabilidade maior que eles têm de boicotar as marcas.

As principais conclusões do relatório estão alinhadas com as conclusões geradas pela metodologia proprietária da FleishmanHillard demonimada Authenticity Gap nos anos de 2018 e 2019. Os dados mostram que os consumidores estão buscando cada vez mais das marcas ações que demonstrem sua posição e não apenas palavras isoladas de atitudes.

O AG edição 2019 também mostra que 68% do consumidores engajados nos Estados Unidos concordam que para ter mais credibilidade do que os competidores, as marcas devem falar sobre seu comportamento, impacto na sociedade e sustentabilidade e não apenas nos benefícios que oferecem. No AG 2018, 34% dos consumidores engajados acreditam que um CEO é extremamente confiável quando tem discurso ao falar em nome da empresa em situações de crise.

Highlights da pesquisa: 

  • Tomar uma posição ou atitude política não faz a marca ser mais relevante ou propensa a fazer o certo; 
  • 53% dos consumidores acreditam que as marcas se tornaram mais políticas nos últimos anos; 
  • 24% das marcas estão mais em contato com o público e 23% estão mais éticas. 
  • 31% da geração Z e 27% dos milennials sentem que as empresas devem desempenhar um papel importante para o país e usar a sua influência no impacto político e cultural, enquanto 13% dos Bommers (nascidos entre 1946 e 1964) acreditam na afirmação. 
  • 29% dos consumidores dizem que param de comprar um produto ou serviço por causa de ação ou posição política; 21% influenciam a família e amigos a parar de comprar. 
  • 23% dos consumidores confiam em CEO´s que tomam atitudes corretas.