As diferentes visões de futuro, AI e o queridinho da edição 2023: o ChatGPT

No segundo dia de evento tivemos 3 figurinhas carimbadas do SXSW no salão principal: a futurista Amy Webb, o curador de tendências Rohit Bhargava e psicoterapeuta Esther Perel.

Pontos de vistas diferentes sobre o que teremos pela frente, mas, um tema que permeia o nosso futuro próximo (e porque não dizer, atual): OpenAI e o ChatGPT.

Embora Amy Webb, Rohit Bhargava e Esther Perel venham de áreas diferentes, eles compartilham uma visão semelhante de futuro em relação à importância de entender as pessoas e a sociedade.

Em 2018 fiquei extremamente impactado com suas leituras de sinais e desenho de macrotendências. O futuro da Amy Webb é mais pragmático e até mesmo sombrio. A sua afirmação de que a internet como conhecemos TERMINOU faz total sentido. O que acontecerá nos próximos dois anos é a transição para uma nova fase que mudará para sempre as nossas vidas. E não precisa ser especialista em tecnologia ou comunicação para ser impactado.

A Inteligência Artificial será implacável na caça de cada um de nós. Você já não fará buscas na internet porque a internet buscará você! Sim! Seremos o principal ativo desta relação. A quantidade de informações pessoais e todos os hábitos de consumo em nossos devices facilitará, cada vez mais, o trabalho das máquinas que tomarão o nosso dia a dia por assalto antecipando decisões de compra, pensamentos e nos “aconselhando” o que fazer.

Descrito por ela como AISMOSIS (AI + OSMOSIS) teremos um fluxo de dados por sistemas de IA em qualquer situação cotidiana em constante crescimento, liderando inclusive todo o desenvolvimento de infraestrutura da nossa sociedade. O ChatGPT atual (terceira versão) será 500 vezes menos poderoso do que a sua quarta versão que será lançada na próxima semana (após 20/03/2023) e nele poderemos trabalhar dados, incluindo vídeos, imagens, sons, números, etc.

Ou seja, é apenas o começo de mais uma fase de transformação definitiva na sociedade. Para quem trabalha em comunicação ou em qualquer outro setor de inovação digamos que existirá uma necessidade rápida de mudança. O chamado multimodal generalista em IA será o nosso novo normal. Saber gerar os PROMPTS será a nova demanda. Posso fazer um paralelo para quem trabalha em comunicação: quem sabe fazer um bom briefing se dará extremamente bem com esta nova fase de vida!

Rohit Bhargava é leve e traz consigo o lado incomum do pensamento. Sair do óbvio para buscar inovações. Meio óbvio, não? Ao lado de Henry Coutinho-Mason falou frases de efeito e trouxe alguns experimentos pontuais que deram certo. Selecionei algumas frases para vocês:

“Gente que entende de gente sempre vence.”

“Eu não sou um leitor rápido. Sou um entendedor veloz.”

“O verdadeiro desafio não é prever o futuro. É antecipar o normal.”

“A maioria das previsões de futuro são a mistura de esperança, medo, fantasia e BULLSHIT.”

“O único futuro que podemos fazer é aquele que somos capazes de imaginar.”

“Temos uma falha global de imaginação sobre o futuro.”

Esther Perel é uma psicoterapeuta que se concentra em relacionamentos interpessoais. Ela acredita que as mudanças culturais e tecnológicas estão transformando a maneira como nos relacionamos uns com os outros. Ela enfatiza a importância de compreender a natureza humana e a complexidade das emoções e desejos que influenciam nossos relacionamentos.

Descobriu a existência de uma versão artificial dela criada por IA. Abriu a sessão dizendo estar lisonjeada e ofendida com a existência da aiEsther. “Estou envelhecendo e pensando mais sobre minha mortalidade”, disse ela, “mas não era assim que esperava experimentar a imortalidade”.

Ela é o contraponto! Quem faz pensar no lado humano da coisa toda de maneira estruturada. Sua sessão de 60 minutos traz reflexões sobre o quão doentes estamos. A sociedade está dependente das telas e da tecnologia. As relações estão cada vez mais distantes e ao mesmo tempo a intimidade de todos nós está em xeque.

Dois parágrafos deste texto foram escritos pelo ChatGPT. Conseguem dizer quais foram?

  • Alessandro Martineli

    Publicitário com mais de 20 anos de carreira na área de Comunicação, o profissional passou pela direção de agências como Momentum, do Grupo Interpublic, e da Publicis Dialog, do Publicis Groupe. Entre seus cases de sucesso estão projetos para as...

    Veja perfil