VR EXPERIENCES: Finalmente elas Valem a Pena!

Quando vim ao meu primeiro SXSW em 2018 as experiências VR eram uma certa moda, mas, não chegavam a empolgar pelos gráficos ainda pobres e a falta de preocupação com a profundidade dos conteúdos. Cinco anos se passaram e resolvi investir um pouco de tempo nas experiências em 2023. Valeu a pena!

A tecnologia avançou consideravelmente com gráficos mais modernos que se ainda não arrancam suspiros já não fazem tão feio assim. Mas, o que realmente chamou a atenção foram as temáticas e a preocupação social e de inclusão. Abaixo destaco 4 das 8 experiências que participei:

Consensus Gentium

“Consensus Gentium” é uma exploração poderosa das implicações da tecnologia de IA atual. É um filme interativo que integra detecção facial de ponta e IA, que transporta o público em uma busca única para descobrir o que pode acontecer se sucumbirmos à vigilância descontrolada. Usando vários testes, sua dissidência ou conformidade é calculada, monitorando os dados pela câmera frontal dos dispositivos. – SXSW 2023 Website

Karen Palmer consegue mostrar o quão perigoso é o nosso presente. Sim, já estamos sob vigilância extrema e se não tomarmos atitudes imediatas teremos um futuro próximo muito mais do que sombrio. A sociedade global precisa se mobilizar AGORA para buscar regulamentação no uso de dados e representatividade dos direitos individuais. Aliás, este talvez seja o ponto mais debatidos em todo o SXSW: como garantir que as empresas tenham responsabilidade no uso de dados a partir da IA.

O conteúdo envolvente, incisivo, e provocador, o formato absolutamente criativo no qual o telefone celular se transforma na tela ideal para a narrativa e a tecnologia de reconhecimento facial e eye tracking fez com que o trabalho de Palmer saísse com o SXSW 2023 XR Experience Jury Award. Mais do que merecido!!!!

Fresh Memories: The Look

Casas bombardeadas, escolas, hospitais, ruas e muitos outros. A guerra na Ucrânia desde o início tirou milhares de famílias e vidas também. Kharkiv foi uma das cidades atingidas de forma massiva. Nesta experiência imersiva em realidade virtual, você olha nos olhos daqueles que perderam suas casas ou lugares próximos a eles. O que esse simples olhar pode despertar em nós? Trará desespero, tristeza ou esperança? – SXSW 2023 Website

Ondřej Moravec e Volodymyr Kolbasa mostram imagens de uma Kharkiv destruída e te coloca face a face (literalmente) com cidadãos reais que ainda resistem aos ataques russos após mais de um ano de guerra.

Será que sabemos o que significa uma guerra após um ano de combate? A destruição, as mortes e o impacto que isso trará para as próximas gerações ucranianas? Ou simplesmente achamos normal e que será apenas mais um dia comum com notícias e imagens na grande mídia que parecem distantes e sem importância?

Esta banalização global tem um fim na primeira cena e a “encarada” de uma menina ucraniana em uma escola totalmente destruída. A sequência segue no mesmo ritmo sempre com cenários e pessoas vivendo este inferno cotidiano. O nome Fresh Memories: The Look não poderia ser mais perfeito.

LOU

O autismo é ao mesmo tempo desafiador e inspirador. Embora essa condição neurológica distinta inclua um conjunto de traços comuns, existem inúmeras características que definem uma pessoa com autismo – daí o espectro. Nosso personagem principal, “Lou”, é baseado em histórias e experiências compartilhadas por autistas e inspiradas nos filhos das duas diretoras. Você testemunhará em primeira mão alguns dias na vida dessa pessoa encantadora e vulnerável, desde a festa de aniversário de uma criança até seu primeiro dia de ensino médio. Por um momento, experimente o mundo com sua sensibilidade. – SXSW 2023 Website 

Martine Asselin e Annick Daigneault entram na bolha de uma pessoa com espectro autista e te convidam para ir junto! Você se entrega de corpo e alma na descrição e interações desta experiência VR. Emocionante e importante para despertar na sociedade um olhar especial para o tema. Se colocar no lugar de uma pessoa com espectro autista pode ser um primeiro grande passo para entendermos melhor a sua condição, desafios e particularidades.

Aqui a interação, gráficos, áudio e temática são absolutamente integradas e a experiência acaba sendo envolvente e emocionante.

Body of Mine VR

“Body of Mine VR” coloca você no corpo de outro gênero para uma exploração da disforia de gênero e identidade trans. A experiência combina rastreamento de corpo, rosto e olhos que permite você interagir com o corpo de diversas pessoas transgêneros em entrevistas reais em áudio, para permitir que você ouça, descubra e experimente histórias em primeira mão da experiência trans. – SXSW 2023 Website

Se os gráficos poderiam ser um pouco melhores podemos dizer que a genialidade de Cameron Kopstopoulos, um jovem diretor multimídia com brilho nos olhos, uma paixão contagiante e uma simpatia que dá vontade de abraçar, se faz presente com uma ideia poderosa e uma narrativa brilhante.

Recém-formado na Escola de Artes Cinematográficas da USC, com BFA em Produção de Cinema e Televisão e especialização em Cinema do Futuro, Kopstopoulos financiou a sua própria experiência e contou com ajuda de amigos e parentes para trazer os equipamentos por mais de 2 mil km em seu carro.

O resultado é provocante! Se ver em um corpo que você não reconhece faz você despertar para a realidade das pessoas Trans. Não se reconhecer! Se tocar e não poder sentir. Uma experiência que ainda carece de evolução técnica, mas, merece viajar o mundo para ajudar a ampliar a visão da sociedade.

  • Alessandro Martineli

    Publicitário com mais de 20 anos de carreira na área de Comunicação, o profissional passou pela direção de agências como Momentum, do Grupo Interpublic, e da Publicis Dialog, do Publicis Groupe. Entre seus cases de sucesso estão projetos para as...

    Veja perfil