Minhas primeiras impressões do meu segundo SXSW

O evento continua mágico! A diversidade de temas, pessoas e formatos ainda impressiona por ser realmente autêntico. A quantidade de ativações de marcas está relativamente menor, mas, nada que seja realmente relevante.

Comecei o primeiro dia com o pé direito. Duas ótimas sessões com temas abordando pensamentos positivos e como a felicidade pode gerar bons resultados.

Simran Jeet Singh, Ph.D., Diretor Executivo do Programa de Religião e Sociedade do Aspen Institute.Simran Jeet Singh, Ph.D., Diretor Executivo do Programa de Religião e Sociedade do Aspen Institute e autor do best-seller The Light We Give: How Sikh Wisdom Can Transform Your Life contou histórias de vida para mostrar como a base do sikhismo ajuda a combater o preconceito e a buscar mais empatia e justiça em ambientes corporativos, universitários e governamentais. Não trouxe fatos ou informações, mas, histórias de vida para conduzir uma narrativa onde o amor e a luz trazem um otimismo não tóxico que ajuda a reconhecer os desafios e dificuldades como eles são.

Em um mundo polarizado não é recomendado fugir dos embates ou muito menos brigar. O convite ao convívio e ao debate na busca de sinergias com pessoas de filosofias opostas pode trazer resultados inimagináveis.

Na sequência tivemos uma sessão muito bem ensaiada do Presidente da Disney Parks, Experiences & Products, Josh D’Amaro exaltando como a felicidade como propósito central da empresa e como tudo serve como storytelling para encantar gerações de consumidores: comidas, músicas, sons, efeitos visuais, personagens e a participação efetiva de todos os funcionários dos parques.

Cada possibilidade de encantar e gerar momentos inesquecíveis foram abordados. Desde os investimentos milionários no desenvolvimento de novas atrações pelos Imageneers até o atendimento realizado por um Cast Member em um estabelecimento em um dos complexos Disney.

Para encerrar gostaria de falar sobre o Brasil. Quando Hugh Forrest, copresidente do SXSW, anunciou no painel de abertura que o Brasil era o país estrangeiro com a maior delegação tivemos gritos e aplausos. Cerca de 1.900 participantes, 68 empresas e tendo o Itaú como um dos patrocinadores principais.

Usando este lado positivo de ver a vida sem ser Poliana, desejo muito que esta participação seja efetiva. Que leve novas ideias, projetos, negócios e desenvolvimento real para o nosso país. Que seja uma vertente duradoura em que a criatividade e inovação entrem na pauta de desenvolvimento da sociedade e que não estejamos aqui apenas pela festa e networking. Que o SXSW não seja mais um carnaval fora de época.

  • Alessandro Martineli

    Publicitário com mais de 20 anos de carreira na área de Comunicação, o profissional passou pela direção de agências como Momentum, do Grupo Interpublic, e da Publicis Dialog, do Publicis Groupe. Entre seus cases de sucesso estão projetos para as...

    Veja perfil