Vivemos uma era de falta de credibilidade global e de mudanças na forma de consumo da informação. Essas circunstâncias têm alterado profundamente a forma como as marcas se relacionam com seus consumidores. Em tempo de opiniões tão polarizadas e de fake news, os compradores têm esperado cada vez mais das empresas, inclusive, que tomem posições sobre temas relevantes. Isso mostra que aqueles que não estão vivendo de acordo com o propósito que expressam correm riscos.
Segundo dados coletados do Authenticity Gap, 1 em cada 3 consumidores globais esperam que as companhias assumam responsabilidades relacionadas à saúde, educação, discriminação e violência contra mulher. Para a coleta de informações autênticas e relevantes, um dos grandes diferenciais do AG é o tipo de consumidor. As suas expectativas e experiências foram mapeadas levando em consideração seu engajamento autêntico com as marcas. Com isso, suas opiniões foram usadas para chegar no entendimento da posição de uma empresa no seu setor e frente a seus concorrentes.
Um dos grandes achados da metodologia está na expectativa dos consumidores. Os consumidores engajados apontam que somente trazer um tema à tona não é o suficiente, é preciso ter um verdadeiro propósito. O Authenticity Gap afirma que 72% dos consumidores acreditam que, para ter mais credibilidade que seus competidores, uma empresa deve falar o comportamento e o impacto de suas atividades sobre a sociedade e o meio ambiente e não apenas apontar os benefícios que oferece.