A opinião da liderança é cada vez mais importante para as pessoas

Existe uma pressão crescente para que os líderes empresariais estejam cada vez mais à frente das questões que afetam os stakeholders. Segundo dados do Authenticity Gap, o consumidor espera que problemas importantes para os clientes, os colaboradores e a sociedade devem ser enfrentados pela liderança. Espera-se que os CEOs estejam no centro e falem também sobre  questões controversas. Considera-se ainda que os líderes não devem lidar com as questões levando em conta a sua opinião pessoal. As visões particulares são menos importantes. 

3 em cada 4 consumidores globais esperam que os CEOs se posicionem sobre os problemas que têm impacto para os consumidores da companhia (74%), produtos e serviços (72%) e colaboradores (71%). O Authenticity Gap também mostra que os consumidores dão menos importância quando os CEOs se posicionam sobre problemas controversos que influenciam mudanças políticas ou comportamentais (48%) ou o que é importante na sua visão pessoal ou crenças (43%). 

Os consumidores têm faro aguçado

Tomar um partido ou se posicionar deve estar intimamente ligado à um propósito ou à uma causa maior; 90% das pessoas pesquisadas para o estudo Authenticity Gap realizado em 2019, afirmaram que as empresas sempre ou, muitas vezes, se beneficiam de temas mais críticos ou relevantes para advogarem em causa própria. Como consequência, 55% dos consumidores se sentem menos favoráveis por essas companhias, principalmente se considerarmos o público feminino, Millenials e a geração silenciosa, ou seja, aqueles nascidos entre 1925 e 1942.  

Dentre as principais questões relevantes para os consumidores engajados estão acesso à saúde, segurança de dados, privacidade de dados e segurança contra a mulher. Mais do que se expressar, existe uma expectativa cada vez maior para que as empresas tomem atitude e se posicionem. A condição de desalinhamento entre marca e reputação gera uma maior vulnerabilidade para crises, baixo desempenho dos funcionários, perda de credibilidade, maior espaço para a concorrência, dentre outros fatores. As empresas agora enfrentam expectativas de clientes e funcionários para assumirem responsabilidade e responderem a problemas que impactam a nossa época, a sua segurança e sua proteção futura.

Principais questões e expectativas que os consumidores engajados têm em relação as empresas: 

*Informações de propriedade da FleishmanHillard.