O impacto da AI: ainda estamos sob expectativas

O público ainda não está certo sobre o impacto da Inteligência artificial sobre sua vida profissional. Enquanto 49% dos pesquisados concordam que IA e automação mudarão os caminhos dos trabalhos, apenas 31% já sentem os benefícios e 40% não viram diferença. Quando questionados quais setores serão os mais atingidos pela IA nos próximos cinco anos, os entrevistados destacam a comunicação (81%) serviços de saúde (74%) consumidores e tecnologia doméstica (72%) mídias sociais e redes (61%). Serviços financeiros e serviços profissionais aparecem em quinto e sexto lugares, respectivamente, enquanto alimentos e agricultura foram classificados como os menos prováveis de ser impactados pela IA. 

A inteligência artificial está em toda parte. Essa afirmação foi confirmada pela maioria dos entrevistados nos EUA (51%) e no Reino Unido (59%), que relataram encontrar ou usar tecnologias de IA pelo menos uma vez por mês. A idade é um forte indicador. Os entrevistados entre 18 e 44 anos relataram usar IA mensalmente, 80% usam todos os dias. Entre aqueles acima de 45 anos menos de um terço usa semanalmente. 

Do total de entrevistados, 53% acreditam que o papel da IA na educação na sociedade precisa ser melhorada. Os millennials são o único grupo que acredita que existe impacto suficiente na educação. Independentemente da faixa etária, a maioria (61%) acredita que a responsabilidade de educar o público sobre IA deve ser compartilhada entre as partes interessadas, governos, empresas e academia.

Apesar dos desafios e concepções relacionada à IA, metade da população global espera que ela mudará a maneira como trabalhamos e vivemos. Os especialistas identificam oportunidades que começam agora até 2025. Existe expectativas no setor de saúde e cuidados pessoais, segundo Jeroen Tas, Chief Innovation and Strategy Officer da Philips, entrevistado no estudo. O futuro e as cidades inteligentes ganharam muita atenção. Muitos dos entrevistados acreditam que a IA terá um papel crítico no desenvolvimento do nosso mundo nos próximos anos.