This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
O público ainda não está certo sobre o impacto da Inteligência artificial sobre sua vida profissional. Enquanto 49% dos pesquisados concordam que IA e automação mudarão os caminhos dos trabalhos, apenas 31% já sentem os benefícios e 40% não viram diferença. Quando questionados quais setores serão os mais atingidos pela IA nos próximos cinco anos, os entrevistados destacam a comunicação (81%) serviços de saúde (74%) consumidores e tecnologia doméstica (72%) mídias sociais e redes (61%). Serviços financeiros e serviços profissionais aparecem em quinto e sexto lugares, respectivamente, enquanto alimentos e agricultura foram classificados como os menos prováveis de ser impactados pela IA.
A inteligência artificial está em toda parte. Essa afirmação foi confirmada pela maioria dos entrevistados nos EUA (51%) e no Reino Unido (59%), que relataram encontrar ou usar tecnologias de IA pelo menos uma vez por mês. A idade é um forte indicador. Os entrevistados entre 18 e 44 anos relataram usar IA mensalmente, 80% usam todos os dias. Entre aqueles acima de 45 anos menos de um terço usa semanalmente.
Do total de entrevistados, 53% acreditam que o papel da IA na educação na sociedade precisa ser melhorada. Os millennials são o único grupo que acredita que existe impacto suficiente na educação. Independentemente da faixa etária, a maioria (61%) acredita que a responsabilidade de educar o público sobre IA deve ser compartilhada entre as partes interessadas, governos, empresas e academia.
Apesar dos desafios e concepções relacionada à IA, metade da população global espera que ela mudará a maneira como trabalhamos e vivemos. Os especialistas identificam oportunidades que começam agora até 2025. Existe expectativas no setor de saúde e cuidados pessoais, segundo Jeroen Tas, Chief Innovation and Strategy Officer da Philips, entrevistado no estudo. O futuro e as cidades inteligentes ganharam muita atenção. Muitos dos entrevistados acreditam que a IA terá um papel crítico no desenvolvimento do nosso mundo nos próximos anos.