49% dos consumidores acham que a IA é um tópico positivo

Quase metade dos consumidores globais acha que a IA é um tópico emocionante, mas a compreensão do que pode vir com ele nem sempre é totalmente precisa. Com isso, quatro tópicos foram identificados como expectativas, dentre eles, que em alguns anos a IA vai fazer parte da vida dos consumidores diariamente. 

A maioria dos consumidores (61%) acredita que empresas, governo e academia são responsáveis por educar sobre IA, porém, de acordo com os especialistas, antes de isso acontecer, as empresas ainda precisam de educação. Acredita-se ainda que a IA tem uma função principal de negócio dentro das organizações. Entre agora e 2025, o investimento em tecnologias de IA aumentará significativamente na medida em que os modelos e estratégias de negócio mudam. 

Cenários de robôs substituindo humanos se tornaram um debate

De acordo com os especialistas entrevistados na pesquisa, esse é um debate que precisa ser mais fundamentado em ciência para que os benefícios que a IA trará sejam efetivamente entendidos. Segundo Rita Marini, Senior Director SAP Customer Experience, e uma das entrevistadas do estudo, existe uma tendência exagerada nos últimos anos ao dizer que a IA substituirá a inteligência humana. Apesar de a IA estar pronta para explorar novos caminhos e impactar o desempenho das funções humanas, ela apenas pode ser executada quando acionada com lógica alimentada pela inteligência humana. Em um contexto de experiência do cliente (Customer Experience – CX), a IA é certamente uma excelente tecnologia complementar, mas não será capaz de atender a necessidade de conexão humana. 

IA vai roubar nossos trabalhos

Outro medo evidente em relação à inteligência artificial é que a tecnologia roubará cada vez mais empregos é redundante. Os especialistas entrevistados acreditam que a IA mudará o cenário de trabalho, mas também trará benefícios significativos e criará papéis. A pesquisa indica que a IA melhorou a maneira como alguns trabalhos funcionam. Os entrevistados concordam que esta é uma questão que requer debate público. 

IA faz tudo 

Inteligência artificial se tornou um termo tão amplo que é quase difícil se lembrar o que ele quer dizer. Mais de um quarto dos consumidores (26%) admitem abertamente que têm um entendimento ruim do que a IA faz ou não faz.  O medo do desconhecido é uma resposta humana natural, com cuidado e tempo ((?)), empresas de tecnologia podem amenizar isso. Ao invés de combater as más notícias, os especialistas apontam que é preciso celebrar as oportunidades. 

Aparelhos de IA transformam a vida do consumidor 

Como em qualquer avanço tecnológico, a IA é mais fácil de entender quando relacionada a um produto ou serviço de consumo. Segundo a pesquisa, 72% dos entrevistados acreditam que a IA terá maior impacto no consumidor e nas tecnologias em cinco anos. Acredita-se que as coisas mais emocionantes da área ainda estão sendo feitas em segmentos menos visíveis.