53% dos consumidores acreditam que é preciso educação para entendermos o papel da IA na sociedade

Se a indústria da tecnologia deseja construir confiança pública é preciso que resolva rapidamente essa lacuna de conhecimento e tranquilize empresas e consumidores que falar sobre IA não é falar a respeito de controles remotos ou gadgets de ficção científica em 2050. Trata-se de ferramentas, que podem impulsionar a produtividade, aumentar a lucratividade e, quando usada corretamente, ajudar as pessoas a viverem uma vida melhor.

Especificamente, a pesquisa perguntou aos entrevistados sobre seus medos, reações e oportunidades em relação a tecnologia de Inteligência artificial. O quanto eles esperam ser impactados por automação e com qual frequências interagem com tecnologias de inteligência artificial agora e no futuro. 

Existe um pensamento positivo em relação ao potencial da IA
O público tem uma perspectiva amplamente positiva em torno do potencial da IA ​​para mudar suas vidas para o melhor. Do total de entrevistados, 45% concordam ou concordam plenamente que os impactos positivos da IA superam os negativos. Para 49%, a IA é um tópico empolgante e a automação vai mudar nossos trabalhos e vida para melhor. A inteligência artificial está apenas começando a ganhar impulso, mais da metade dos consumidores globais (56%) acreditam que é preciso mais regulamentação e restrições ao uso. Essa preocupação de que a tecnologia está saindo do controle é o maior desafio que a IA enfrenta até 2025. 

Os entrevistados nos EUA têm mais resultados positivos sobre o impacto da IA e da automação do que aqueles no Reino Unido. Em relação às faixas etárias também existe uma mudança de opinião. A faixa etária de 25 a 34 anos respondeu mais positivamente sobre os benefícios potenciais da IA ​​(65%), enquanto os entrevistados entre 55 a 64 anos é mais pessimista, com apenas 36% veem  a IA como uma tecnologia interessante.