Qual a hora do CEO falar?

Muitas pesquisas mostram que os CEOs têm grande influência social, principalmente quando eles falam sobre questões que afetam seus clientes e funcionários. Então, como esses líderes devem se comunicar além das políticas e práticas corporativas durante a pandemia global do coronavírus?

Para responder essa e outras questões, selecionamos cinco sugestões para os executivos se pautarem diante dessa crise:

  1. Ser humano em primeiro lugar. Uma situação como essa também traz à tona o melhor e o pior de nós, tornando este um momento importante para estar atento à diversidade e inclusão. Este vírus não tem fronteiras e é cego para raça, sexo e religião. Os CEOs precisam garantir que os comportamentos inclusivos sejam modelados e ajudar a estender boas ações à sociedade.
  1. Esta é uma experiência para a vida inteira. Enquanto a pandemia ameaça a continuidade dos negócios, o líder eficaz oferece aos colaboradores espaço e tempo para se cuidarem, em primeiro lugar. A pandemia está criando vulnerabilidades em todos os nossos sistemas de apoio social e familiar. O CEO pode inspirar os funcionários compartilhando conselhos e sugestões de como criar uma rotina mais saudável durante o home office, como ter maior resiliência cultural, entre outros itens.
  1. Liderar é uma conversa. Em um momento em que somos confrontados com mais perguntas do que respostas, isso deve ser uma troca de mão dupla. Você confia em seus funcionários para executar seus negócios. Ouvi-los durante uma crise é apenas um gerenciamento inteligente. Responder às preocupações dos colaboradores mostra que você está ouvindo e se adaptando a uma situação em constante mudança e provavelmente fornece algumas das respostas que procura.
  1. Pense no maior impacto social. Algumas empresas estão se preparando para ajudar os clientes com o que eles mais precisam. As companhias podem empreender esforços para garantir que os suprimentos domésticos básicos cheguem àqueles que precisam ficar em casa e ajudar a reduzir a compra de pânico que limita os suprimentos disponíveis, por exemplo. Avalie como a sua organização pode apoiar as comunidades.
  1. Olhe para frente. Vamos superar essa pandemia. Pense em como preparar os negócios para não apenas retornar às operações, mas também com um olhar diferente. Implemente novos manuais de crise, planos estratégicos e de contingência. Planejar a recuperação e reconstrução durante a crise indica uma confiança que os funcionários irão apreciar e respeitá-lo por isso.

Lembre-se: nunca é fácil se comunicar quando não temos todas as respostas. Mas, aqueles que olharem além das políticas e práticas imediatas garantirão melhor que suas organizações surjam prontas para se recuperar nas próximas semanas e meses.


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