*Período de análise: março de 2020; Contexto: global.
O ambientalismo e as mudanças climáticas ainda dominam o setor, mas outras preocupações estão ganhando força rapidamente, como a falta de trabalhadores sazonais e o suprimento de alimentos.
Highlights:
Os agricultores estão desfrutando de um aumento nas vendas nos mercados locais, especialmente depois que esses comércios foram oficialmente classificados como um setor crítico. Os agricultores se preocupam com a falta de trabalhadores. Por outro lado, permanece a preocupação de como esses produtos afetam a propagação do vírus.
Imprensa e redes sociais:
Principais vozes: empresas
Agência de Proteção Ambiental dos EUA
A EPA continua discutindo como lidar com o impacto das mudanças climáticas, mesmo durante a crise do coronavírus. Em geral, as opiniões focam no manuseio do vírus, depois avaliam as consequências para as mudanças climáticas.
Departamento de Agricultura dos EUA
Solicitou às unidades do governo local a obtenção de alimentos de agricultores locais e anunciou seus planos para ajudar nos testes de laboratório da Covid-19.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (MAPA)
Desde o início da crise no país, está trabalhando para garantir a produção, distribuição e o abastecimento de alimentos. Não há notícias de falta de alimentos em nenhuma cidade. A pasta anunciou também a disponibilização de 84 laboratórios do Mapa e da Embrapa para ajudar nos testes do coronavírus.
Principais vozes: personalidades
William Dar, Secretário de Agricultura das Filipinas: US$ 3 bilhões em assistência financeira para agricultores nas Filipinas, além de outros recursos para pessoas afetadas.
Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá: anunciou apoio a agricultores e empresas do setor, direcionando US$ 5 bilhões em empréstimos a esse mercado.
Sonny Perdue, Secretário de Agricultura dos EUA: abriu a incerteza sobre a capacidade da China de manter o acordo comercial e declarou a agricultura uma infraestrutura crítica.
Tereza Cristina, ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil: reforça constantemente no Twitter a mensagem de que o setor está trabalhando para garantir alimento para a população. Declarou que esta pode ser uma oportunidade de conquistar novos mercados para produtos brasileiros, aumentar a confiança de importadores e de intensificar o diálogo com a sociedade.