Como a pandemia está mudando o consumo global

Desde que iniciou a pandemia da COVID-19, nosso time de especialistas em gestão de crise monitora e realiza uma consultoria completa em comunicação corporativa para empresas e clientes de diversos setores da economia – no Brasil e no mundo.  De produção de conteúdo (textos informativos, análises, infográficos, ilustrações e imagens etc.) a treinamentos de executivos, as ações são estruturadas para melhor gerir a reputação das marcas. Neste enfoque, lançamos um estudo inédito, chamado COVID-19 Mindset: Como os tempos de pandemia estão moldando os consumidores globais.

O levantamento faz parte do True Global Intelligence – órgão de inteligência desenvolvido globalmente pela FleishmanHillard – e apresenta insights, depoimentos e relatos ouvidos entre 30 de março e 03 de abril. Participaram profissionais de saúde, pessoas em risco médico e os considerados trabalhadores essenciais (cerca de 65% dos adultos) de empresas nos Estados Unidos, China, Alemanha, Itália, Coreia do Sul e Reino Unido.

 

No Brasil, em parceria com a consultoria Córtex, analisamos – através de informações das mídias sociais (rastros digitais) e da cobertura da imprensa – para entender se as mudanças de comportamento e hábitos dos consumidores brasileiros durante a pandemia são similares às observadas pela pesquisa global. Dessa maneira, traçamos um paralelo entre os dois universos.

Para isso, foram capturados dados de tráfego de sites (variação de novembro e dezembro de 2019 e abril de 2020) e interesse por buscas em Search, Youtube, Sites de Notícias e Shopping. Esses dados são ainda cruzados à intensidade do noticiário sobre Covid-19.

O objetivo maior com o estudo é entender as mudanças na rotina do consumidores em uma esfera global. Destacamos que 73% dos entrevistados acredita que a pandemia do coronavírus mudou a visão de mundo, 71% mudou como vê o país de origem e 61% como enxergam as instituições empregadoras.

“Comunicações bem estruturadas, baseadas em valores e ações, podem reconhecer a dor e os desafios que todos enfrentamos hoje, enquanto ajudam a melhorar e até acelerar os melhores resultados para indivíduos, organizações e sociedade”, finaliza Peter Verrengia, diretor da FleishmanHillard global para projetos de recuperação e ressurgência pós COVID-19.