Todos têm um papel fundamental nesta crise

Empregadores e empresas são vistos tão importantes quanto os governos. Essa é uma afirmação que, no primeiro momento, parece audaciosa, mas representa a realidade. Através do estudo COVID-19 Mindset: Como os tempos de pandemia estão moldando os consumidores globais, apresentamos as principais mudanças de prioridades e relacionamentos impulsionados pelo papel que todos possuem – e devem empenhar – para mitigar a pandemia e seus efeitos na sociedade.

A COVID-19 nos faz ver que o mais importante são as pessoas. A crise está presente para todos e em todo o mundo, apesar dos diferentes sistemas e experiências, os indivíduos estão sendo unidos por essa experiência comum. Por isso, empatia, valoração dos seres humanos e responsabilidade social nunca estiveram tão em alta.

Tem sido assim durante a crise e temos exemplos nos países que se encontram em ressocialização e início das operações. “O que vimos até o momento, quando as cidades na China começam seus estágios iniciais de recuperação é um senso de propósito e determinação e um reconhecimento de responsabilidade pessoal“, afirma Rachel Catanach, líder dos projetos relacionados a COVID-19 na FleishmanHillard e presidente dos escritórios na Grande China. A especialista relata que, no país asiático, os locais de trabalho estão sendo organizados para manter distâncias saudáveis ​​e ainda permitir a retomada das operações.

No Brasil, o levantamento da Córtex – consultoria parceira da FleishmanHillard, que analisou dados das mídias sociais e cobertura da imprensa para entendermos as mudanças de hábitos e costumes dos brasileiros – mostra que, por conta de ainda vivermos um momento intenso e de incertezas, os consumidores no país planejam ser cautelosos, mesmo quando a propagação do vírus desaparecer, com implicações substanciais para a recuperação econômica e social.

Existe a indicação de manutenção pelo interesse pelo trabalho remoto. Além do maior uso de aplicativos de reunião online, com alta de 30,1% nos acessos no ano, captura-se uma alta consistente na busca por compras de materiais e produtos para home office, de acordo com dados do Google Shopping.

Em cada território haverá uma maneira específica de condução, porém todos são guiados com o senso comum: pessoas em primeiro lugar. Todos têm um papel fundamental: cidadão e organizações (pública e privada), caminham juntos nas descobertas de melhores maneiras, ou um jeito mais adaptado, de prosseguir. Todos estão remando para uma só direção: de superação e avanço.