This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Empregadores e empresas são vistos tão importantes quanto os governos. Essa é uma afirmação que, no primeiro momento, parece audaciosa, mas representa a realidade. Através do estudo COVID-19 Mindset: Como os tempos de pandemia estão moldando os consumidores globais, apresentamos as principais mudanças de prioridades e relacionamentos impulsionados pelo papel que todos possuem – e devem empenhar – para mitigar a pandemia e seus efeitos na sociedade.
A COVID-19 nos faz ver que o mais importante são as pessoas. A crise está presente para todos e em todo o mundo, apesar dos diferentes sistemas e experiências, os indivíduos estão sendo unidos por essa experiência comum. Por isso, empatia, valoração dos seres humanos e responsabilidade social nunca estiveram tão em alta.
Tem sido assim durante a crise e temos exemplos nos países que se encontram em ressocialização e início das operações. “O que vimos até o momento, quando as cidades na China começam seus estágios iniciais de recuperação é um senso de propósito e determinação e um reconhecimento de responsabilidade pessoal“, afirma Rachel Catanach, líder dos projetos relacionados a COVID-19 na FleishmanHillard e presidente dos escritórios na Grande China. A especialista relata que, no país asiático, os locais de trabalho estão sendo organizados para manter distâncias saudáveis e ainda permitir a retomada das operações.
No Brasil, o levantamento da Córtex – consultoria parceira da FleishmanHillard, que analisou dados das mídias sociais e cobertura da imprensa para entendermos as mudanças de hábitos e costumes dos brasileiros – mostra que, por conta de ainda vivermos um momento intenso e de incertezas, os consumidores no país planejam ser cautelosos, mesmo quando a propagação do vírus desaparecer, com implicações substanciais para a recuperação econômica e social.
Existe a indicação de manutenção pelo interesse pelo trabalho remoto. Além do maior uso de aplicativos de reunião online, com alta de 30,1% nos acessos no ano, captura-se uma alta consistente na busca por compras de materiais e produtos para home office, de acordo com dados do Google Shopping.
Em cada território haverá uma maneira específica de condução, porém todos são guiados com o senso comum: pessoas em primeiro lugar. Todos têm um papel fundamental: cidadão e organizações (pública e privada), caminham juntos nas descobertas de melhores maneiras, ou um jeito mais adaptado, de prosseguir. Todos estão remando para uma só direção: de superação e avanço.