É hora de retomar?

Muitos falam de retomada das atividades, mas esse movimento não depende somente de inúmeros protocolos a serem seguidos e operações adaptadas nas empresas. Com a nossa expertise global, no atendimento de companhias de diversos setores e tamanhos, listamos alguns dos principais objetivos e necessidades para garantir que a retomada seja alinhada com a governança corporativa e propósito de cada organização.

A área de comunicação é uma das principais aliadas neste momento. O importante, neste aspecto não são – somente – a criação de campanhas criativas, mas, sim, orientação estratégica que auxilia, de maneira eficaz e assertiva, equipes em caminhos que ajudarão toda a companhia na condução da mudança de comportamento e melhoria de performance.

A comunicação interna integra valores culturais de maneira transparente e objetiva aos colaboradores. Mais do que “tirar dúvidas”, a área é um polo estratégico que orienta equipes, líderes e liderados, em todas as etapas do processo. Já externamente, a comunicação também é ativa. Ela é a responsável por levar a informação ao grande público: consumidores, clientes e parceiros, orientando na ordem e melhoria da percepção da companhia no mercado.

É com essa estrutura sólida e direcionada ao objetivo de auxiliar as empresas no processo de retomada, com segurança e responsabilidade, que separamos oito dos principais pontos a serem considerados neste momento:

  1. Faça um diagnóstico de necessidades: analisar não apenas o ambiente físico, passo a passo, item por item, mas também o aspecto comportamental e emocional dos colaboradores.
  2. Crie manuais geral e segmentado: tenha um guia básico elaborado com foco nos processos da empresa e na sua atuação no mercado.
  3. Treinamentos e palestras de sensibilização: prepare os líderes que eles sejam grandes exemplos internos e externos.
  4. Atualize o seu mapeamento de stakeholders: lembre-se que eles podem ter mudado neste cenário pós-pandemia. Portanto, atualize seus contatos e veja como esses públicos estão e as melhores maneiras de comunicar com eles.
  5. Tenha um Plano de Comunicação: planejar é passo primordial nesse contexto. Crie também reports setoriais e aproveite para atualizar os mapeamentos e manuais operacionais.
  6. Produza conteúdo autêntico: o momento é de empatia. Crie oportunidades. Atualize seus materiais de comunicação interno e externos. Repense as oportunidades com influenciadores da marca. Ouse com responsabilidade
  7. Apoio para parcerias: reveja os seus parceiros e a maneira de interagir com eles. Crie grupos online para bate-papos, treinamentos e compartilhamento de melhores práticas.
  8. Faça um diagnóstico periódico (e pulse check): entender se estamos fazendo a coisa certa, quais processos não funcionam como antes; estamos falando tudo o que precisamos, sendo transparentes; o time sinalizará constantemente os acertos necessários à rota.

Como especialista e agência líder global, a FleishmanHillard pode ajudar você e a sua empresa neste caminho. Vamos conversar?