Proteção e segurança: palavras-chaves para o bem-estar corporativo

A atuação das empresas, mais do que nunca, determina a satisfação dos clientes e a percepção da sociedade, se a organização estava ao lado das pessoas durante a crise. Seja com doações de mantimentos, produtos hospitalares ou dinheiro, as companhias se posicionaram diante da pandemia Covid-19 decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Empresas como Votorantim S.A., Veracel Celulose, PareBem, AmBev, Gerdau, entre outras, assumiram posturas dignas de gigantes: realizaram ações internas e externas com o objetivo de auxiliar o maior número de pessoas possível neste momento. Começando internamente, muitas criaram ou adaptaram campanhas voluntárias, angariaram verba para cestas básicas (muitas dobrando o valor final arrecadado) e ampliaram a rede de atendimento psicológico destinado aos colaboradores.

Muitas doações tiveram destinos para comunidades entorno, onde as empresas estão localizadas, seja suas sedes ou unidades, e até auxílios para construção de hospitais de campanha em munícipios vizinhos.

A retomada dos negócios neste cenário, durante e pós-pandemia, aqui no Brasil, notoriamente será gradual. Porém, o legado que as atitudes das corporações trouxeram, deve prevalecer. A pandemia influenciou o comportamento corporativo proporcionando uma autoanálise de atuação da companhia e dos colaboradores.

O convite é que o novo semestre não seja apenas de campanhas de comunicação, mas, sim, de atuação, reputação e identidade real da marca. Essa atitude determinará o employer branding e a empresa poderá levar as boas práticas realizadas para um novo caminho: a construção da verdadeira imagem de sua corporação.

Entre ações que estão em destaque, e cresceram muito durante a pandemia, está a produção de webinar e podcasts corporativos. São as próprias empresas levantando a pauta, debatendo e compartilhando seus cases. Essa iniciativa cria uma nova estratégia de diálogo das companhias para com o público-alvo e demais consumidores que antes elas não os atingiam, seja com o seu produto ou serviço. Essa mudança de visão e comportamento é uma novidade para o mercado e deve ser colocada em prática.

Na FleishmanHillard, por exemplo, teremos o nosso webinar que irá discutir o “Impacto da Covid-19 na indústria e o papel da comunicação”. O evento acontece nesta quarta-feira, 1º de julho, das 9h às 10h, e conta com a presença de Heads e especialistas em comunicação de empresas clientes, LANXESS, Veracel Celulose e Votorantim Cimentos. O conteúdo será transmitido via YouTube.

Como especialista e agência líder global, a FleishmanHillard pode ajudar você e a sua empresa neste caminho. Vem com a gente?!