O futuro do trabalho

Como será a rotina neste segundo semestre de 2020? Essa se tornou a pergunta do ano. Buscando identificar as expectativas das pessoas em relação ao futuro próximo e incerto, a FleishmanHillard, por meio do seu centro de pesquisa True Global Intelligence, entrevistou 1.000 funcionários em período integral nos Estados Unidos (502) e no Reino Unido (498) que trabalham remotamente. A pesquisa foi realizada online para entender as perspectivas e a experiência da força de trabalho remota à medida que as organizações consideram seu retorno ao local de trabalho físico.

Ao longo de muitos meses de quarentena em todo o mundo, as discussões sobre como e quando retornar ao local de trabalho físico evoluíram para uma pergunta fundamental: por quê? Como as empresas adotaram o trabalho remoto da noite para o dia; os trabalhos que antes pensávamos que só poderiam ser realizados no local de trabalho tradicional se adaptaram e os profissionais descobriram que preferem partes de seu novo normal ao invés do antigo. Muitos não estão ansiosos para voltar ao escritório ou à maneira como conduziam seu trabalho antes.

Os líderes empresariais estão lidando com essas mudanças em tempo real e enfrentam desafios logísticos, legais, gestão e de RH. As principais empresas estão anunciando a continuação de suas políticas de trabalho em casa e algumas anunciaram ainda que seus colaboradores podem continuar remotamente permanentemente, se é isso que eles preferem.

Nada disso significa que o trabalho remoto agora é o arranjo perfeito para trabalhadores ou empregadores. Existem benefícios para a interação pessoal que não são facilmente replicados por meio da tecnologia, além de valorizar o tempo gasto longe das pressões domésticas. Especialistas de todas as disciplinas dizem que encontrar o equilíbrio e resolver esses desafios exige uma consideração mais deliberada das ferramentas usadas e da cultura que construímos para cercá-los.

É isso que os trabalhadores remotos ouvidos no estudo também estão dizendo que querem fazer – para não retroceder e avaliar a maneira como realizam seus trabalhos, a relação entre profissional, valores e culturas das organizações nas quais trabalham, em vez de padrão para o normal antigo.

Acesse a pesquisa na íntegra – link ao lado – e fique por dentro dos principais dados e destaques deste conteúdo exclusivo da FleishmanHillard.