Comunicação como protagonista da reputação

Os últimos meses foram desafiadores. Sem aviso prévio e em um curto espaço de tempo tivemos que nos transformar, nos reinventar e mudar as nossas percepções sobre diversas questões a nossa volta.

E a comunicação, ouso dizer que pela primeira vez na história, esteve como protagonista desde o início. Mais do que nunca, as marcas enxergaram o valor das estratégias de comunicação na construção da reputação. Se antes exercer seu papel de empregadora e entregar produtos ou serviços de qualidade eram suficientes para a sua imagem positiva, agora não é mais.

As estratégias de comunicação adotadas nesse período de pandemia, tenham sido elas boas ou não, refletiram na reputação das marcas. A pausa abrupta ao nosso antigo modo de vida a que fomos submetidos, fez com que repensássemos sobre comportamentos que estavam no modo automático.

Estudo realizado pela nossa área de pesquisa, True Global Intelligence, mostrou que 80% dos consumidores mudaram a forma como veem o mundo com a pandemia. A fidelidade deles com as marcas também está diferente: 91% dizem que é importante as empresas mostrarem que estão comprometidas em fazer a coisa certa e 63% declararam que irão olhar o comportamento de uma marcar durante a Covid-19 antes de comprar seu produto.

Outro estudo nosso revelou 306% maior valor vitalício em clientes com relacionamento emocional com uma marca; 71% mais propensos a recomendar uma empresa, em vez da taxa média de 45%, e 62% das pessoas consideram como uma empresa se comporta ao responder a questões de raça ou gênero antes de comprar produtos.

Pautas como discriminação, igualdade e racismo nunca estiveram tão em evidência como agora, e os consumidores também buscam por marcas comprometidas com esses temas. E a boa notícia: esta tendência veio para ficar!

Porém, esse comprometimento deve ser autêntico. Os consumidores não toleram mais discursos vazios e sem conexão com os valores das empresas. É preciso ter propósito, mas não um escolhido ao acaso. Deve haver consistência entre o que sua marca propõe da porta para dentro com funcionários, fornecedores, e o que prega para fora com comunidades e clientes.

É preciso adotar o walk the talk, promessas e hashtags não convencem mais, consumidores e clientes querem ações, metas e resultados de impacto.

A pandemia foi uma propulsora desse comportamento que já vinha se desenhando, mas ainda de maneira tímida. Assim como foi este ano, para 2021 acreditamos no PODER DA VERDADE dentro da comunicação desenvolvida com estratégias únicas ao perfil de cada marca como ponte para a construção da boa reputação.

  • Alessandro Martineli

    Publicitário com mais de 20 anos de carreira na área de Comunicação, o profissional passou pela direção de agências como Momentum, do Grupo Interpublic, e da Publicis Dialog, do Publicis Groupe. Entre seus cases de sucesso estão projetos para as...

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