Apesar do cenário econômico desfavorável no País, a GM tinha grandes desafios para o ano de 2016: dar continuidade ao maior plano de investimento já realizado pela companhia no Brasil e renovar totalmente a sua linha, lançando, com sucesso, 12 novos modelos de veículo. Para superar os desafios, era preciso que o time de funcionários da General Motors estivesse motivado e alinhado aos objetivos estratégicos da empresa.
A FleishmanHillard Brasil planejou e executou a campanha “Determinados a Vencer”. Inspirada na capacidade de superação de obstáculos dos grandes atletas profissionais e na conexão da GM com o futebol, a campanha engajou ao longo de 1 ano os 16 mil funcionário do Brasil.
O Portal da Família GM foi usada como hub para que os funcionários tivessem acesso às informações e participassem das ações. Para esquentar a competição, a empresa apostou em personalidades famosas. O repórter esportivo Mauro Naves e o produtor musical Miranda foram os embaixadores de duas ações que valiam pontos para o campeonato: o álbum de figurinhas e o concurso de hinos. O maratonista Vanderlei Cordeiro e a jornalista Carol Barcelos, realizaram palestras e gravaram mensagens motivacionais. O álbum foi a ação de maior engajamento. A primeira fase de seleção dos funcionários que fizeram parte do álbum contou com a nomeação de 600 deles por parte da liderança.
No segundo momento, foi aberta uma votação para que todos os funcionários escolhessem os 132 participantes do álbum. Foram mais de 10 mil votos no Portal da Família GM e a data de anúncio dos ganhadores marcou o maior número de acessos já recebidos pelo portal em um só dia: cerca 6 mil visitantes únicos. Outras ações como o “repórter por 1 dia” (na qual um funcionário era premiado, por meio de um quiz, com a chance de cobrir o lançamento da Chevrolet como um verdadeiro repórter de televisão) e o campeonato de hinos também geraram grande repercussão interna.
Apesar da queda na venda de veículos que afetou toda a indústria automotiva em 2016, a GM lançou 12 carros com sucesso e conquistou a liderança total do mercado brasileiro com 16,8% de market share. Os funcionários venderam 1.625 carros a familiares e amigos, um crescimento de 35% em comparação com as vendas desse tipo no ano anterior. Pesquisa interna apontou que para 82% a campanha foi fundamental para aumentar o nível de aderência aos objetivos estratégicos e de conhecimento dos funcionários sobre a empresa. O número de usuários do Portal da Família GM cresceu 37% durante o ano e o aplicativo do portal teve mais de 8 mil downloads.