Blockchain: a nova aposta no jornalismo cívico

Muito se fala sobre blockchain (o sistema de tecnologia de registro distribuído que usa a descentralização como medida de segurança) para alavancar inovação nos sistemas monetário e político. O SXSW 2019 apresentou também ideias para avançar em novas formas de jornalismo cívico.

Colaboração foi uma das palavras mais faladas durante todo o festival. E, sendo o blockchain uma ferramenta pautada na descentralização, a aposta é investir no jornalismo colaborativo – usando o novo sistema tecnológico – para apoiar formas de fazer jornalismo voltadas para questões de transformação social, como plataformas de “civic engagement”.

Joe Lubin, CEO do Enthereum, a principal plataforma de criptomoedas descentralizada do mundo, defendeu a ideia durante uma palestra lotada no SXSW. Ele foi o principal palestrante sobre criptomoedas e blockchain do festival.

Ele diz que o jornalismo precisa ser “ressuscitado” e aposta em plataformas de blockchain para criar novos “jornais coletivos” onde as pessoas possam publicar informações, corrigir informações e chegar em consenso sobre informações publicadas.

“Isso permite aos membros da plataforma desafiar sua ética se você faz algo errado. Permite que você se defenda”, diz Lubin.

Veja a íntegra da palestra de Joe Lubin no SXSW aqui.