This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Não há dúvida: esse já é o mercado mais promissor e que cresce mais rapidamente nos Estados Unidos. Gostando ou não da ideia, já são 33 estados americanos que legalizaram o uso medicinal da droga e a certeza aqui é que a legalização federal é uma questão de tempo. 66% dos americanos são a favor da legalização nacional da cannabis.
Adam Berman, CEO e co-fundador da MedMen Enterprises, um dos lideres na industria da Cannabis, acredita que a regulação do uso da cannabis levará a industria para o mainstream e abrirá caminho para o uso controlado, acompanhado de campanhas educativas.
Aqui no SXSW o interesse é tamanho que foram mais de 30 painéis dedicados ao tema. De questões de regulamentação, benefícios da droga para saúde, desafios para o marketing dos produtos, blockchain para acelerar investimentos e distribuição mais democrática. Discutiu-se até a questão de gênero nessas novas empresas – a possibilidade de colocar em prática uma nova ordem de gestão e governança mais igualitária, equilibrada.
Grande parte desses US$ 85 bi ainda estão no mercado ilegal – estima-se que US$ 50 bilhões. Berman acredita que o mercado vai triplicar com a legalização federal. Um volume de dinheiro que está, naturalmente, atraindo o interesse das grandes corporações de bebidas e alimentos. Todas aguardando os próximos passos da regulamentação.
Um baita desafio e oportunidade para a indústria de comunicação – campanhas educativas, marketing de produtos, pontos de venda, PR ( public affairs and issues management), etc. Vamos acompanhar com atenção como os americanos vão conduzir isso. A brave new world!