Plataformas de áudio como estratégia fundamental em ações de PR

A audição é o sentido que mais desperta nossas emoções. Os sons influenciam diretamente nosso corpo e a música tem grande poder no nosso emocional. Em um post recente, mostramos como o mercado de áudio tem crescido e se aproxima dos valores movimentados globalmente pelo vídeo. Um dos aspectos desse crescimento está na forma como empresas vêm intensificando o uso de produtos em áudio como os podcasts e playlists para marcar – ou transformar – sua identidade.

Atualmente, vemos redes sociais que não ofereciam serviços de áudio buscarem engajar suas audiências com serviços nesse formato. Já no início de 2018, o Facebook iniciava os testes para uma nova forma de postagem: publicações como mensagem de voz. Na mesma época, o Snapchat lançava novos filtros que eram ativados por comando de voz e, mais recentemente, o LinkedIn criou um novo serviço de podcast chamado Hello, Monday, que mostra histórias de desenvolvimento profissional e destaca o papel que a plataforma desempenhou e pode desempenhar em tais situações.

Os podcasts são um dos principais motores desse movimento. Só em 2018, o segmento cresceu 25% nos Estados Unidos e tem sido um dos maiores investimentos do Spotify, que se tornou a segunda maior plataforma de podcasts em apenas dois anos. A marca acredita, inclusive, que o formato será responsável por 20% do consumo de conteúdo não-musical no futuro próximo, competindo diretamente com todas as formas de entretenimento.

Alertas para esse novo fenômeno, as marcas e agências de PR devem enxergar as oportunidades de explorar plataformas de áudio e música em ações, lançamentos e campanhas. Por esse motivo, a FleishmanHillard Brasil está lançando uma plataforma de treinamento e criação de podcasts e sound branding como recursos de PR, e acaba de iniciar uma parceria com a Sony Music, para agregar a música às estratégias de seus clientes para impactar e engajar consumidores.