Sobe e desce 2020

Inteligência artificial, análise de sentimento, busca visual, crescimento do digital, uso de chats e grupos privados em comunicação: estas são algumas das tendências que ascendem para 2020.

A pesquisa do PR SCOPE 2019/20 analisou que as marcas devem ser mais criativas, parceiras, internacionais, eficientes, transparentes, seguras, confiáveis e competentes. Elas devem cuidar do relacionamento e da diversidade, de maneira integrada e assim construindo a reputação.

Segundo uma pesquisa da Accenture Interactive, a personalização da experiência também será um grande chamariz, tendo atingido 91% dos consumidores que se declararam mais propícios a comprar com marcas que trazem ofertas e recomendações relevantes aos seus interesses.

De acordo com o Snacking Trends Report, a geração de millenials toma decisões de compra com base nos princípios do eu, da sociedade e do planeta. Eles podem não ser os seus compradores de hoje, mas serão os do amanhã. Por isso, toda a atenção é importante.

A criação de conteúdos em áudio é outro destaque. Vimos que 2019 foi marcado pela popularidade dos podcasts no Brasil. Segundo a Voxnest, agência de consultoria para podcasters, as produções cresceram 85% entre janeiro e novembro. O mercado ainda está pautado em São Paulo, porém Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife e Distrito Federal veem aumentando o ritmo de produção.

O SXSW – South by Southwest – o maior evento de inovação e criatividade do mundo, menciona que Social Media, Marketing Digital e Inovação; Desenvolvimento, TI e Segurança; são os principais cenários para os investimentos das marcas para os próximos anos.

Entre os exemplos não mais a serem seguidos estão em marcas não autênticas, que não entendem o próprio público. Conhecer o seu mercado é essencial. Fazer uma comunicação 360º, integrada com áreas internas e mapeando oportunidades e ações. O futuro é hoje.

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