Top Trends 2019: comunicação, marketing digital e publicidade

Se o ano fosse resumido em duas palavras, disrupção digital seria uma candidata. Parte de uma estratégia ela tem modificado empresas de todos os segmentos, inclusive agências e veículos de comunicação. A inovação e o investimento em conteúdo por meio de plataformas digitais e multimídia, sempre com o foco no leitor, ouvinte e telespectador, foram cruciais neste ano.

Quem apostou em produzir podcasts também obteve sucesso. De acordo com a Voxnest, agência de consultoria para podcasters, este nicho cresceu 85% entre janeiro e novembro. O fenômeno se transformou em novas oportunidades, principalmente, para o jornalismo. E assim grandes empresas, como UOL, Globo, Folha de S. Paulo e Veja, investiram em produções neste formato.

O ano também foi de união: comunicação, publicidade e marketing não só andaram lado a lado como se abraçaram. As parcerias estão lotaram as agendas de executivos e equipes. Desse match surgiram estratégias consolidadas e integradas em 360º com propostas mais robustas e insights que impactaram, positivamente, os consumidores. Entre os destaques os hubs de conteúdo.

Vimos também que temáticas de Diversidade e Inclusão, Sociedade, Marca, Sustentabilidade, Consumidor e Público Interno ganharam o público e o júri, arrematando as principais premiações do setor.

O Digital, por sua vez, cresceu 11 pontos percentuais em 2019, atingindo 49% das ações de mídia nas agências. A comparação foi ante a última medição do PR SCOPE em 2017. Ainda hoje, 51% dos investimentos são dirigidos em mídias off-line. Cenário que tende mudar em 2020.

#FHBrasil #opoderdaverdade #engajamento #transformacao #comunicacao