Como não perder o foco de atuação em tempos de crise? Essa é uma das principais questões levantadas por empresários e empreendedores em momentos difíceis. Durante a atual crise, muitas organizações estão em ritmos e em movimentos diferentes, seja pela atuação em home office dos funcionários ou mesmo a paralização e fechamento das companhias.
Com este cenário, as ações devem ser tomadas alinhadas ao propósito. Mesmo que readaptando o escopo, a estratégia não deve se desvincular da visão e missão geral da empresa. Caso ele tenha se perdido, é a hora de redesenhar as atuações que serão necessárias, de curto a longo prazos.
Realinhar os objetivos das áreas em prol do bom funcionamento e contenção da empresa é o primeiro passo. O segundo, é entender o momento, como nação, e buscar ajudar a sociedade como um todo.
Os líderes podem pensar: como podemos auxiliar um maior número de pessoas?
Apoiar a sociedade em tempos de crise é uma maneira de viver (ou reviver) o propósito da companhia. E embora esse olhar tenha sido inspirado pelos planos de contingência do setor, que já estão sendo implementados para fazer exatamente isso, não há nenhum erro em adotar a linha como seu principal objetivo. A principal razão é ser autêntico.
Em resumo: tenha seu objetivo como alvo. Ele representa o porquê de a empresa existir além do lucro. São nesses momentos que devem ser reavaliadas as posturas corporativas e retornar ao objetivo central: apoiar seus funcionários, parceiros e consumidores e promover mudanças reais.
Fique por dentro de nossa Cobertura Especial sobre a pandemia do novo Coronavírus