A importância do perfil de executivos líderes durante a Covid-19

Durante esse estranho mundo novo de distanciamento e isolamento social, nossas vidas como a conhecemos foram temporariamente viradas em suas cabeças. Embora algumas mudanças no estilo de vida de curto prazo, como apenas sair de casa uma vez por dia, sejam óbvias, existem outras mudanças habituais também. Assim como nós, as marcas também estão nessa transformação, migrando a maneira como atuavam, por exemplo.

Neste momento, a necessidade de comunicação forte dos líderes vai além do suporte aos clientes. Todas as partes interessadas, incluindo investidores, parceiros, comunidades locais e, o mais importante, funcionários precisam de apoio e segurança. Quando tudo acabar, os líderes serão julgados sobre como escolheram responder nesta crise.

Dessa maneira, o que os líderes empresariais precisam se lembrar quando se comunicam durante e além da atual pandemia global?

Sempre pesquise, nunca assuma. Dada a situação sem precedentes em que estamos atualmente, não há um plano de como abordar seu público. Mas usar pesquisa, análise e validação para identificar as prioridades das partes interessadas é sempre um elemento crucial para a criação de perfis de executivos; essencial tanto como um meio para determinar onde alcançar seu público-alvo e para entender o conteúdo que ressoa.

Possua sua narrativa. Identificar uma voz única significa articular, claramente, uma expressão autêntica de quem você é, o que representa e por que é diferente. Isso requer a vinculação de uma organização e o caráter de um líder de negócios – missão, visão, objetivo, valores e experiências pessoais – com as prioridades dos negócios, para definir mensagens narrativas ideais.

Desenvolva conteúdo inteligente e relevante. Com uma voz narrativa clara, as empresas têm o poder de desenvolver uma estratégia de conteúdo totalmente integrada, adaptada ao público e às plataformas para garantir o envolvimento em todos os pontos de contato do influenciador.

Excel na execução. O verdadeiro perfil executivo deve ser totalmente integrado entre plataformas. Na ausência de contatos, os líderes precisam se envolver com o público através de vários pontos de contato, desde mala direta, mídia social, mídia conquistada e eventos virtuais (sempre crescentes). Uma abordagem orientada a dados garantirá o máximo impacto para cada uma dessas plataformas, desde o mapeamento de conexões e conversas nas redes sociais, até as verdadeiras tendências da mídia e a garantia das oportunidades dos palestrantes que fornecem alcance, relevância e ressonância.

Se ele se mover, meça. A avaliação do impacto das comunicações de liderança de pensamento de um líder de negócios ao longo da jornada do cliente ajuda a fornecer uma imagem real do progresso. Para fazer isso, crie uma estrutura que alinhe as metas organizacionais, os objetivos de comunicação da marca e os objetivos executivos de liderança de pensamento e use as descobertas para continuar otimizando o programa.

Quando a crise atual terminar, aqueles que demonstraram força de liderança estarão posicionados para reconquistar as partes interessadas. Acreditamos que relacionamentos autênticos e uma clara voz de liderança digna de confiança desempenharão um papel fundamental nos negócios, ao mesmo tempo em que solidificam bases para sobreviver e prosperar no mercado – com todas as mudanças durante e pós-Covid-19.