Comunicação durante a crise exige clareza e confiança

No contexto da pandemia global da Covid-19, todos os comunicadores compreendem a necessidade de comunicações claras, concisas e consistentes. Isso é fundamental para todos os públicos, sejam funcionários, clientes, parceiros ou terceiros. É necessário manter as pessoas informadas, tranquilizar, mitigar e garantir que o público entenda o plano e possa manter a cabeça nivelada.

Em tempos de crise, é natural procurar nas figuras de autoridade segurança e orientação e, muitas vezes, nossos empregadores são nossa fonte mais próxima e mais confiável. Então, como os líderes empresariais podem garantir que cumpram essa posição de responsabilidade elevada à medida que os bloqueios da Covid-19 continuam? Confira cinco orientações neste caso:

  1. Conheça o seu público

Pense com cuidado no impacto da Covid-19 no trabalho e na vida doméstica de seus funcionários e fale diretamente com as preocupações deles. Essas preocupações variam, é claro, dependendo dos subconjuntos da força de trabalho. Portanto, será necessário ajustar o posicionamento para gerar mensagens de primeira linha relevante e transmitir empatia apropriada. 

  1. Seja o mais visível possível

Mantenha as comunicações o mais próximo possível das interações “cara a cara”. Uma mensagem de vídeo curta é preferível a um e-mail para toda a equipe; considerar opções para transmissão ao vivo ou reuniões virtuais; priorize vídeos regulares com seus subordinados diretos e incentive-os a fazer o mesmo com as pessoas que gerenciam. Se você possui equipes de funcionários essenciais da linha de frente, pense com cuidado em como você pode “aparecer” com segurança para demonstrar seu apoio.

  1. Torne pessoal

Neste momento, as empresas têm uma oportunidade única de fortalecer relacionamentos e dissipar sentimentos de união. Mesmo que não seja o seu estilo normal, considere tornar suas mensagens mais humanas referindo-se a seus próprios sentimentos ou situação familiar – os desafios da educação em casa ou sua preocupação com um parente idoso, por exemplo.

  1. Responder rapidamente

À medida que a situação se desenrola, você e sua equipe de continuidade de negócios planejam antecipadamente e antecipam prováveis ​​desenvolvimentos. Coloque o pessoal de comunicação interna nessas discussões – eles podem preparar as mensagens internas com antecedência, para que você possa acompanhar as instruções do governo e as últimas notícias o mais rápido possível. Em um mundo sempre ativo, onde as situações estão mudando a cada hora, as comunicações rápidas do alto escalão da organização tranquilizam os funcionários de que você tem controle sobre as coisas.

  1. Mantenha as comunicações bidirecionais fluindo

Garanta que suas comunicações de liderança especifiquem como as pessoas podem fazer perguntas, obter conselhos ou fazer sugestões. Isso pode ser tão simples quanto a diretiva “fale com o gerente de linha” ou talvez seja necessário configurar uma linha de apoio para RH e bem-estar, principalmente se você estiver lidando com questões sensíveis de contrato, por exemplo. Publicar uma FAQ atualizada na sua intranet também é uma boa providencia a tomar.