O que podemos aprender com os especialistas de crise da FleishmanHillard China

Neste momento, no qual vivemos uma pandemia global, as relações corporativas, assim como todo o conjunto, passam por mudanças diárias. Além da teoria, sabemos que o aprendizado vem com a prática. Por isso, buscamos do outro lado do mundo, com o time de especialistas em gestão de crise da FleishmanHillard na China, informações – em primeira mão – sobre como as equipes de comunicação e as empresas passaram pela crise e quais os aprendizados que podemos compartilhar e inserir em nossa rotina.

Com a vida e o mercado voltando às atividades normais na China, nossos especialistas reforçam a necessidade de as empresas terem uma comunicação proativa, com posicionamentos e discursos condizentes com a realidade. Mais do que lucrar e vender, a crise trouxe o olhar para dentro, a empatia é a base para uma construção sólida das relações, que são humanas.

Por isso, em primeiro lugar estão as pessoas. Nossos especialistas mostraram cases de clientes que passaram pela crise de maneira positiva, utilizando uma comunicação interna clara, objetiva e transparente. Algumas organizações incluíram até serviços de apoio psicológico e incentivos ao lazer e bem-estar – seguindo à risca, todas as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Em segundo lugar, a segurança aos colaboradores no trabalho teve destaque. Assim como o fortalecimento da relação empresa – funcionário. Seja com trabalho remoto quanto as atuações no campo, em hospitais e fábricas, a relação com colaboradores teve como base a confiança e o respeito. Sem dúvida, um dos grandes legados da Covid-19.

Além disso, eles apontaram também o reforço à construção contínua de uma comunicação autêntica, fator que guiou as relações com todos os públicos (interno e externo), stakeholders e parceiros das companhias.

Por último, e não menos importante, a mensagem de aprendizado é de resiliência e força: a vida mudou, mas devemos aprender, ser ousados ​​e inovar com serenidade, responsabilidade e respeito às pessoas, em primeiro lugar.

Esperamos que tenham gostado desse benchmarking e das informações compartilhadas por nossos especialistas em gestão de crise da FleishmanHillard China. Para saber mais, confira a mensagem em vídeo gravada pelo time – link na lateral deste texto.