This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Em tempos de Covid-19, aplicativos e programas para reuniões e eventos virtuais tomaram conta do ambiente corporativo. A dinâmica de trabalho foi alterada drasticamente, por isso as empresas recorreram a soluções virtuais para se comunicar com seus públicos. Mas, produzir um evento ou reunião virtual perfeito – e garantir que o público receba e entenda a mensagem pretendida – simplesmente não é o mesmo que produzir uma sessão “cara a cara” perfeita.
Aqui estão alguns conselhos práticos para ajudar a oferecer a experiência mais refinada e atraente quando se trata de apresentar virtualmente, para que você possa ter certeza de que sua mensagem será transmitida.
- A mensagem e o tom certos
Obter o tom correto da sua mensagem é importante. Reuniões virtuais não são as mesmas que reuniões presenciais: a atenção é mais curta, as distrações são abundantes e as pessoas simplesmente não ficam nas plataformas virtuais por horas. Portanto, é mais crítico do que nunca que suas mensagens sejam sucintas, facilmente digeríveis, centradas no público, envolventes e apresentadas de maneira convincente, compassiva e atenciosa.
- Pense na mensagem e no tom
Desenvolva suas anotações de fala e mensagens no contexto do atual surto de Covid-19 e como as pessoas estão se sentindo emocionalmente. Verifique o idioma e a sensibilidade adequados para equipes e colegas globais.
- Tempo é tudo
As pessoas não ficam em reuniões virtuais por horas. Tente planejar sua sessão por no máximo 30 a 45 minutos no máximo. Vá direto ao ponto e inclua apenas os elementos mais importantes.
- Se possível, os apresentadores apresentam fisicamente
Dado o ambiente Covid-19, limite o número de apresentadores a 2-3 oradores. Uma pessoa deve facilitar e hospedar claramente para tornar a mensagem o mais fácil de entender possível.
- Aprenda com o noticiário da noite
Pense na dinâmica da apresentação e narrativa. Ter um host ou moderador de chamada manterá o conteúdo atraente e atualizado. Uma boa dica é pensar em uma reunião virtual como uma transmissão de notícias ao vivo na TV. Vozes e perspectivas diferentes podem aumentar o conteúdo e transmitir a mensagem com mais eficiência, desde que você não esteja pulando demais. Pense em 3-4 minutos por pessoa como uma fórmula vencedora.
- Nas comunicações, a repetição é fundamental
Durante a reunião virtual, sublinhe as mensagens mais importantes com dicas visuais muito claras e repita-as no final. Mas esse não é o único lugar para transmitir a mensagem. Ao convidar pessoas para participar, seja claro sobre o assunto e o que será comunicado. Em seguida, faça um pequeno resumo que destaque o principal argumento.