Em tempos de Covid-19, aplicativos e programas para reuniões e eventos virtuais tomaram conta do ambiente corporativo. A dinâmica de trabalho foi alterada drasticamente, por isso as empresas recorreram a soluções virtuais para se comunicar com seus públicos. Mas, produzir um evento ou reunião virtual perfeito – e garantir que o público receba e entenda a mensagem pretendida – simplesmente não é o mesmo que produzir uma sessão “cara a cara” perfeita.
Aqui estão alguns conselhos práticos para ajudar a oferecer a experiência mais refinada e atraente quando se trata de apresentar virtualmente, para que você possa ter certeza de que sua mensagem será transmitida.
- A mensagem e o tom certos
Obter o tom correto da sua mensagem é importante. Reuniões virtuais não são as mesmas que reuniões presenciais: a atenção é mais curta, as distrações são abundantes e as pessoas simplesmente não ficam nas plataformas virtuais por horas. Portanto, é mais crítico do que nunca que suas mensagens sejam sucintas, facilmente digeríveis, centradas no público, envolventes e apresentadas de maneira convincente, compassiva e atenciosa.
- Pense na mensagem e no tom
Desenvolva suas anotações de fala e mensagens no contexto do atual surto de Covid-19 e como as pessoas estão se sentindo emocionalmente. Verifique o idioma e a sensibilidade adequados para equipes e colegas globais.
- Tempo é tudo
As pessoas não ficam em reuniões virtuais por horas. Tente planejar sua sessão por no máximo 30 a 45 minutos no máximo. Vá direto ao ponto e inclua apenas os elementos mais importantes.
- Se possível, os apresentadores apresentam fisicamente
Dado o ambiente Covid-19, limite o número de apresentadores a 2-3 oradores. Uma pessoa deve facilitar e hospedar claramente para tornar a mensagem o mais fácil de entender possível.
- Aprenda com o noticiário da noite
Pense na dinâmica da apresentação e narrativa. Ter um host ou moderador de chamada manterá o conteúdo atraente e atualizado. Uma boa dica é pensar em uma reunião virtual como uma transmissão de notícias ao vivo na TV. Vozes e perspectivas diferentes podem aumentar o conteúdo e transmitir a mensagem com mais eficiência, desde que você não esteja pulando demais. Pense em 3-4 minutos por pessoa como uma fórmula vencedora.
- Nas comunicações, a repetição é fundamental
Durante a reunião virtual, sublinhe as mensagens mais importantes com dicas visuais muito claras e repita-as no final. Mas esse não é o único lugar para transmitir a mensagem. Ao convidar pessoas para participar, seja claro sobre o assunto e o que será comunicado. Em seguida, faça um pequeno resumo que destaque o principal argumento.