VIAGEM NO CONTEXTO COVID-19

*Período de análise: março de 2020; Contexto: global.

 

 

O setor de turismo foi um dos mais impactados financeiramente pela pandemia global Covid-19.

 

 


Highlights:

Hotéis e companhias aéreas enfrentam insolvência à medida que a Covid-19 se espalhou e mantém as pessoas em quarentena. E, nesse contexto, o principal sentimento dos usuários nas redes sociais foi de raiva. Hotéis que se transformaram em hospitais a curto prazo e restrições de viagens foram os temas associados a uma emoção positiva nas redes sociais.

O setor de turismo é o mais afetado e levará mais tempo para se recuperar. Na segunda quinzena de março, o segmento perdeu R$ 11,96 bilhões em volume de receitas. O setor hoteleiro também sofreu os impactos da pandemia do coronavírus, que impôs restrições de viagens e medidas de isolamento social.

Apesar da retração na indústria de turismo, serviços de aluguéis e hospedagens por temporada, como Airbnb, registraram crescimento.

Imprensa e redes sociais:


Principais vozes: empresas

Ministério do Turismo
Distribuiu cartilha eletrônica com todas as iniciativas adotadas pelo Governo Federal para minimizar os impactos do novo coronavírus (Covid-19) no setor.

Secretaria Nacional do Consumidor (SENACOM)
O órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública recomendou a remarcação para os próximos 60 dias de passagens e hotéis sem custos adicionais para as agências de turismo e companhias aéreas, em razão da pandemia do novo coronavírus. O posicionamento levou em consideração a nota interministerial publicada em conjunto com os Ministérios do Turismo, da Economia e da Saúde.

LATAM
Suspendeu todos os voos internacionais até o dia 30 de abril devido às restrições sanitárias impostas pela expansão da pandemia do coronavírus em todo o mundo.

Copacabana Palace
Por conta da pandemia, o tradicional hotel, localizado no Rio de Janeiro, anunciou o fechamento de suas portas pela primeira vez desde a fundação, há 97 anos.

Airbnb
Apesar da crise, registrou aumento da demanda de hóspedes por estadias mais longas nos mesmos municípios em que moram. A maioria, com o objetivo de preservar a saúde das pessoas que fazem parte do grupo de risco. De acordo com a plataforma, foram observadas reduções de valor por anfitriões para reservas nesse perfil.

Principais vozes: personalidades

Marcelo Álvaro Antônio, Ministro do Turismo: anunciou medidas que têm sido adotadas para ajudar o setor, como a Medida Provisória (MP) 948, que garante a manutenção de empregos e a MP 936 que flexibilza, por três meses, os salários e jornadas de trabalho de colaboradores. Em contrapartida, o trabalhador receberá uma parcela do seguro-desemprego proporcional ao valor pago pela empresa.

Bob Iger, CEO The Walt Disney Company: dois meses após renunciar ao cargo, voltou ao comando para ajudar a empresa a lidar com o desafio da pandemia, que fechou parques e suspendeu o contrato de cerca de 43 mil trabalhadores.

Zurab Pololikashvili, Secretário-geral da Organização Mundial de Turismo (OMT): lançou um conjunto de recomendações, fruto do resultado do primeiro Comitê Mundial de Crise, pedindo apoio urgente ao setor de turismo global não apenas para se recuperar do desafio sem precedentes do coronavírus (Covid-19), mas para “retornar melhor e mais fortalecido ao crescimento”.