This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
*Período de análise: março de 2020; Contexto: global.
A corrida pelos kits de teste COVID-19, uma vacina e a cura definitiva são temas centrais.
Highlights:
Os cuidados de saúde representam mais de 50% de todas as notícias no contexto COVID-19 e 3% dentre os posts nas redes sociais.
Volume do tema na imprensa quase triplicou entre 10 e 24 de março.
Misto de “alegria” e “medo” são abundantes.
As emoções estavam divididas até que o medo tomou conta das conversas com casos de pacientes e dúvidas em torno de vacinas. O equilíbrio no tom voltou com os elogios aos esforços dos trabalhadores de saúde e o aumento de possibilidades de assistência médica virtual.
Imprensa e redes sociais:
Principais vozes: empresas
Food and Drug Administration
Médico e comissário norte-americano Stephen Hahn, do FDA, está investigando medicamentos que foram comprovadamente eficazes para outras doenças infecciosas e agora permitirá a extração de plasma sanguíneo para tratar os pacientes mais doentes.
CureVac & Moderna
Com a corrida para encontrar uma imunização contra a COVID-19, as empresas de biotecnologia estão usando moléculas de mRNA para desenvolver vacinas que devem começar a ser testadas ainda este ano.
Gilead Sciences
Está recebendo uma demanda “esmagadora” pelo seu medicamento antiviral experimental, remdesivir. A empresa teve que limitar o número de participantes no ensaio clínico do medicamento.
Principais vozes: personalidades
Jack Ma, CEO Alibaba, juntamente com a Fundação Jack Ma e a Fundação Alibaba, forneceu suprimentos médicos para a África e alguns países afetados.
Dr. Anthony Fauci, Chefe do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos, provou ser a voz da verdade na Casa Branca à medida que os testes de tratamento e prevenção continuam em andamento. Ele também deu um aviso claro da seriedade do contágio aos jovens.
Zhang Xinmin, ministro da Ciência e Tecnologia da China, disse que o medicamento Favipiravir, ou o “medicamento japonês contra a gripe”, provou ser eficaz no tratamento da COVID-19 durante os exames clínicos.