HEALTHCARE NO CONTEXTO COVID-19

*Período de análise: março de 2020; Contexto: global.

 

 

A corrida pelos kits de teste COVID-19, uma vacina e a cura definitiva são temas centrais.

 

 


Highlights:

Os cuidados de saúde representam mais de 50% de todas as notícias no contexto COVID-19 e 3% dentre os posts nas redes sociais.

Volume do tema na imprensa quase triplicou entre 10 e 24 de março.

Misto de “alegria” e “medo” são abundantes.
As emoções estavam divididas até que o medo tomou conta das conversas com casos de pacientes e dúvidas em torno de vacinas. O equilíbrio no tom voltou com os elogios aos esforços dos trabalhadores de saúde e o aumento de possibilidades de assistência médica virtual.

Imprensa e redes sociais:


Principais vozes: empresas

Food and Drug Administration
Médico e comissário norte-americano Stephen Hahn, do FDA, está investigando medicamentos que foram comprovadamente eficazes para outras doenças infecciosas e agora permitirá a extração de plasma sanguíneo para tratar os pacientes mais doentes.

CureVac & Moderna
Com a corrida para encontrar uma imunização contra a COVID-19, as empresas de biotecnologia estão usando moléculas de mRNA para desenvolver vacinas que devem começar a ser testadas ainda este ano.

Gilead Sciences
Está recebendo uma demanda “esmagadora” pelo seu medicamento antiviral experimental, remdesivir. A empresa teve que limitar o número de participantes no ensaio clínico do medicamento.

Principais vozes: personalidades

Jack Ma, CEO Alibaba, juntamente com a Fundação Jack Ma e a Fundação Alibaba, forneceu suprimentos médicos para a África e alguns países afetados.

Dr. Anthony Fauci, Chefe do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos, provou ser a voz da verdade na Casa Branca à medida que os testes de tratamento e prevenção continuam em andamento. Ele também deu um aviso claro da seriedade do contágio aos jovens.

Zhang Xinmin, ministro da Ciência e Tecnologia da China, disse que o medicamento Favipiravir, ou o “medicamento japonês contra a gripe”, provou ser eficaz no tratamento da COVID-19 durante os exames clínicos.