Como será o novo comportamento “normal” dos consumidores globais? Foi para responder essa e outras perguntas, que o time de especialistas em gestão de crise da FleishmanHillard se uniu para desenvolver o estudo inédito COVID-19 Mindset: Como os tempos de pandemia estão moldando os consumidores globais, que analisa quais os impactos da pandemia do coronavírus nas percepções e valores da sociedade e do mercado.
“Esta crise deixou claro o que realmente importa para os indivíduos“, diz Natasha Kennedy, diretora geral da TRUE Global Intelligence, área de pesquisa da FleishmanHillard. “Vimos que os consumidores estão sinalizando uma mudança radical em seus futuros comportamentos de compra de produtos e serviços que considerem importantes. Com um entendimento claro de como a crise mudou nossas expectativas e crenças, as organizações podem tomar decisões e se comunicar de forma relevante e significativa entre todos os públicos”, analisa.
Um dos destaques do estudo é que não existe mais retorno ao estágio que antes considerávamos como “o normal”, comum entre as sociedades. Ao invés de volta, temos o primeiro passo para a construção de uma sociedade com novos valores, que parte da avaliação das relações de trabalho, onde palavras como respeito, confiança e cuidados irão figurar ao lado de competência e compromisso.
No Brasil, fizemos um levantamento junto à consultoria Córtex, com base em análises de informações das redes sociais e da cobertura na imprensa. Ambos os estudos nos mostraram que as mudanças na rotina dos consumidores são inúmeras e de suma relevância para as marcas. Outros aspectos importantes estão nas novas maneiras de as empresas se relacionarem com os diversos públicos, como: funcionários, comunidades, consumidores, fornecedores e parceiros.
De acordo com a nossa general manager, Patrícia Marins, os especialistas em gestão de crise estão identificando como será esse novo comportamento e como será o diálogo entre marcas e consumidores, e em qual tipo de ambiente ele acontecerá. “Entendemos que toda a retomada para um novo momento será gradual e é extremamente importante estar presente definindo, em conjunto, os próximos capítulos da nossa história”, finaliza Patrícia.