Inovar é preciso, mas como fazê-lo diante de uma crise econômica e de saúde mundial? A Covid-19 desafiou grandes, médias e pequenas empresas, dos mais diversos segmentos. Todas tiveram que inovar para conseguir manter suas operações. E inovação vai muito além de tecnologia. Elas ocorrem no dia a dia, com transformações e mudanças nas rotinas do trabalho. A pandemia pegou todos de surpresa e as adaptações, remodelagem e alterações em fluxos corporativos foram inevitáveis.
Apesar de difícil, este é um bom momento para inovar. As limitações de tempo, espaço e deslocamento fizeram com que muitos profissionais utilizassem essa força mental e produtiva para se reinventar, tentar o novo e proporcionar ações ao invés de lamentações.
Esse passo e estímulo foi observado e acompanhando por empresas e multinacionais ao redor do mundo, como é o caso do Google, que, durante a pandemia, apoiou diversas organizações e startups com investimentos ou mesmo awarness e visibilidade para que projetos fossem levantados e viessem à tona, estimulando assim uma rede visível de auxílio – não apenas restrito ao ambiente corporativo, mas humanitário.
A Veracel Celulose, cliente da FleishmanHillard Brasil, por exemplo, uma série de webinars corporativos foram preparados para o público interno e externo. Com temas de contação de histórias infantis a equilíbrio emocional, o objetivo é fazer com que colaboradores e os seguidores, nas redes sociais, tenham acesso a temas mais leves, que fogem da crise e estimulam a reflexão positiva sobre a vida.
O Mercado Livre, por sua vez, realizou uma coletiva de imprensa online para divulgação da iniciativa inédita “Frente a frente: um artista cantando para um herói”, criada para homenagear profissionais que estão na linha de frente do combate à COVID-19. A ação também promove arrecadação de recursos para a Cruz Vermelha e o Banco de Alimentos. A coletiva contou ainda com as presenças de Stelleo Tolda, COO do Mercado Livre, da cantora Daniela Mercury e da enfermeira homenageada Anaide.
Conhecimento e técnica aliados formam um potencial indestrutível que, com ousadia, determinação e autenticidade, podem trazer resultados para o dia a dia de qualquer empresa. Portanto, criem! Dê confiança ao profissional. Afinal, na onda da crise, salva-se quem surfa e tem dedicação e foco em resultados.
Estamos na era de que, em vez de altos salários, a entrega, motivação e os desafios é o mais importante para a sustentabilidade da economia, das empresas e das pessoas. Dessa maneira, motivamos equipes com espírito empreendedor que são, cada vez mais, as chaves para o crescimento necessário.