Back to Basics: a volta à essência do PR

relações públicas

Em um cenário abalado pelas “Fake News” e onde tudo gira em torno da confiança ou da falta dela, estar presente e criar conexões reais e relacionamentos verdadeiros cada vez mais passam a ser qualidades muito valorizadas. São ferramentas importantes para construir e manter a reputação de uma marca ou empresa.

Como exposto no último artigo sobre o SXSW 2019, “se, por um lado, a tecnologia abarca cada vez mais toda a esfera de experiência do ser humano – caso da biotecnologia e das diversas formas de inteligência artificial -, por outro lado, o humano se retrai: temeroso com o avanço tecnológico, preocupa-se com sua privacidade, com o uso de seus dados, refém de um certo desconforto psíquico em um mundo de dados e automação.”

Em um mundo inundado de informações, cada vez mais digital e impessoal, como as empresas podem se conectar de verdade com os consumidores?

Neste cenário, a saída pode ser retornar ao básico da comunicação. Se reconectar com a essência das Relações Públicas no dia a dia das empresas, agências, jornalistas e consumidores, pode ser a chave para fazer a diferença nos negócios. Tanto o gestor da marca quando o consultor de PR, precisam fazer a curadoria do que é realmente importante e voltar a colocar em prática o bom e velho “olho no olho” para criar conexões verdadeiras e duradouras. Isso é voltar à origem do PR e, ao mesmo tempo, é dar um passo à frente!

Saber lidar com as dores e frustrações da vida foi outro assunto que provocou reflexão no SXSW. Brené Brown – PhD, autora e professora de pesquisa na Universidade de Houston – provocou comoção ao pedir para que as pessoas se conectem mais umas às outras e não às máquinas. Segundo ela, ser capaz de entender as frustrações do outro vai se tornar uma das principais habilidades que todo líder, comunicador e gestor terá que desenvolver.

A resposta não está em nenhuma estratégia grandiosa e complicada. Empresas e agências precisam pautar suas ações com empatia e inspirar confiança por meio de valores e de uma proposta ou causa claras, reconhecendo que precisam ser transparentes e relevantes para manter o diálogo nos ambientes complexos e polarizados de hoje em dia.

Não que seja fácil, mas voltar às raízes vai criar uma comunicação verdadeira e geradora de confiança.

Porque afinal, é na intersecção entre Marca (o que você diz e faz) e Reputação (o que dizem e ouvem sobre você) que reside a comunicação autêntica.