Um brinde à ousadia

*Por Alessandro Martineli

Quando aceitei o desafio de dirigir a FleishmanHillard (FH) em abril de 2020 sabia da responsabilidade de liderar uma das maiores empresas globais de Relações Públicas no Brasil ao substituir uma profissional respeitada e com vasta experiência no mercado corporativo. Sair da zona de conforto nas áreas de Marketing & Publicidade para entrar num mundo totalmente novo exige coragem e uma boa dose de resiliência.

20 meses – e uma pandemia depois – muitas conquistas e, claro, também algumas baixas, recebemos com muita alegria o resultado do PR SCOPE 2021/22. Conquistamos posições isoladas em três dos cinco atributos que a agência lidera pela satisfação dos clientes, sendo a única com o maior índice de satisfação em “boa metodologia de trabalho”, “boa relação com influenciadores”, e capaz de “solucionar necessidades em Public Affairs”.

Também fomos reconhecidos pelos profissionais que trabalham nas maiores agências de comunicação do Brasil como a “agência mais bem percebida pela concorrência”.

O resultado da pesquisa é reflexo de um trabalho integrado e de bastidores. Uma construção intensa de estrutura com a valorização imediata dos profissionais que já estavam na agência, a construção de uma área Core, envolvendo Planejamento, Criação, Digital e Insights & Innovation para solucionarmos os mais variados problemas de comunicação e de negócios.

Com uma condução transparente, ética, criativa e organizada, nossas lideranças foram reconhecidas por nossos clientes com um índice de 100% de satisfação nos quesitos “entende do meu negócio” e “boa equipe de profissionais”.  Na avaliação dos clientes, a FH conquistou um índice de satisfação acima da média nos atributos de “ajuda na prevenção de gestão de crises” e “gestão adequada da reputação e crise online” alcançaram, respectivamente, 90,9% e 72,7%, contra 86.2% e 66,8% na média do mercado.

Com esta construção vinda de dentro para fora, o segundo passo foi estabelecer um relacionamento mais sólido com os clientes. Pela primeira vez a FH aparece entre as Top 10 no ranking de avaliação pelos clientes, avançando do 11º para o 7º lugar.

Sabemos dos desafios que estão pela frente. A boa notícia é que temos oportunidades para mostrar ainda mais nosso posicionamento, a amplitude de nossas entregas e compartilhar com o mercado nosso diferencial em metodologias e estudos, como o Autenticity GAP, reconhecida como boa metodologia de trabalho por quem já nos conhece e confia.

A cada dia que passa fico mais feliz por ter acolhido o desafio e por descobrir, junto com nossos clientes e equipe, que o PR tem um papel cada vez mais estratégico dentro da comunicação das empresas. Os consumidores buscam a verdade e só o PR é capaz de entregar a verdade das marcas de maneira realmente autêntica e engajada.

Todo o resultado conquistado confirma e reforça ainda mais a nossa crença global no “Poder da Verdade”!

Agradeço a cada integrante do nosso time, nossos clientes, concorrentes e equipe do Grupo In Press que acreditam em nosso jeito ousado, transparente e comprometido. Juntos, inovamos e fazemos um PR diferente a cada dia.

*Alessandro Martineli, diretor geral da FleishmanHillard Brasil

  • Alessandro Martineli

    Publicitário com mais de 20 anos de carreira na área de Comunicação, o profissional passou pela direção de agências como Momentum, do Grupo Interpublic, e da Publicis Dialog, do Publicis Groupe. Entre seus cases de sucesso estão projetos para as...

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