This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
“Pensar fora da caixa” e “ser disruptivo” são expressões recorrentes nas reuniões que envolvem vendas, resultados e marketing. Todo time quer a tão desejada big idea que vai revolucionar positivamente a imagem da marca. E sim, o B2B também pode ser reinventado e abusar de novas ideias e ações de PR para mudar a maneira como se relaciona com o público interno e externo.
Votorantim e Veracel inovaram – e viram os bons resultados surgirem. As duas empresas que já são reconhecidas em suas áreas de negócios queriam anunciar suas reservas naturais, ampliando sua geração de valor a partir do drive de responsabilidade ambiental, aumentando o seu capital de reputação. A ideia é apresentar esses projetos como espaços de ecoturismo, observação de aves e de produção de mudas.
No Legado das Águas – administrado pela empresa Reservas Votorantim – o foco era o lançamento das atividades de ecoturismo. Para isso, já foram realizadas duas press trip à reserva localizada no Vale do Ribeira, interior de São Paulo. Ao todo onze jornalistas e quatro influenciadores participaram das atividades de mountain bike, trilha, canoagem e visita ao viveiro de mudas.
Os resultados incluem matéria de uma página no caderno de turismo do Estadão, além dos textos com fotos deslumbrantes na revista Go Outside, e nos portais Ciclocosmos, Pedal.Com., Plurale e Ecológico. Os posts nos perfis dos influenciadores impactaram mais de quatro milhões de pessoas.
A Veracel também quis ampliar o conhecimento sobre as suas ações de preservação, recuperação e conservação que realiza na Reserva Particular do Patrimônio Público (RPPN) Estação Veracel. Para isso, a FleishmanHillard organizou para a indústria de celulose no Sul da Bahia uma press trip com 15 jornalistas para Porto Seguro.
Nos dois dias, o grupo fez observação de aves; visitou o viveiro de mudas, o núcleo florestal, a fábrica; e ainda sobrevoou de helicóptero o plantio em mosaico (paisagem que mescla plantações de eucalipto e a Mata Atlântica) e viu de perto a harpia, ave ameaçada de extinção cujo ninho foi descoberto recentemente dentro da Estação Veracel.
A ação rendeu espaços positivos para a Veracel em veículos relevantes, como Valor Econômico, Agência Estado, Página 22, Conexão Planeta e revista Plurale, essa última com destaque de capa e 10 páginas dedicadas a Estação Veracel.
Os eventos proporcionaram às marcas se aproximar de jornalistas e influenciadores de sustentabilidade, turismo e ciclismo. Os resultados gerados pós-evento deixaram a certeza de que com ousadia e ações bem planejadas é possível conquistar espaço para as empresas B2B em outros territórios, além de negócios.