Votorantim e Veracel mostram como inovar em B2B

“Pensar fora da caixa” e “ser disruptivo” são expressões recorrentes nas reuniões que envolvem vendas, resultados e marketing. Todo time quer a tão desejada big idea que vai revolucionar positivamente a imagem da marca. E sim, o B2B também pode ser reinventado e abusar de novas ideias e ações de PR para mudar a maneira como se relaciona com o público interno e externo.

Votorantim e Veracel inovaram – e viram os bons resultados surgirem. As duas empresas que já são reconhecidas em suas áreas de negócios queriam anunciar suas reservas naturais, ampliando sua geração de valor a partir do drive de responsabilidade ambiental, aumentando o seu capital de reputação. A ideia é apresentar esses projetos como espaços de ecoturismo, observação de aves e de produção de mudas.

No Legado das Águas – administrado pela empresa Reservas Votorantim – o foco era o lançamento das atividades de ecoturismo. Para isso, já foram realizadas duas press trip à reserva localizada no Vale do Ribeira, interior de São Paulo. Ao todo onze jornalistas e quatro influenciadores participaram das atividades de mountain bike, trilha, canoagem e visita ao viveiro de mudas.

Os resultados incluem matéria de uma página no caderno de turismo do Estadão, além dos textos com fotos deslumbrantes na revista Go Outside, e nos portais Ciclocosmos, Pedal.Com., Plurale e Ecológico. Os posts nos perfis dos influenciadores impactaram mais de quatro milhões de pessoas.

A Veracel também quis ampliar o conhecimento sobre as suas ações de preservação, recuperação e conservação que realiza na Reserva Particular do Patrimônio Público (RPPN) Estação Veracel. Para isso, a FleishmanHillard organizou para a indústria de celulose no Sul da Bahia uma press trip com 15 jornalistas para Porto Seguro.

Nos dois dias, o grupo fez observação de aves; visitou o viveiro de mudas, o núcleo florestal, a fábrica; e ainda sobrevoou de helicóptero o plantio em mosaico (paisagem que mescla plantações de eucalipto e a Mata Atlântica) e viu de perto a harpia, ave ameaçada de extinção cujo ninho foi descoberto recentemente dentro da Estação Veracel.

A ação rendeu espaços positivos para a Veracel em veículos relevantes, como Valor Econômico, Agência Estado, Página 22, Conexão Planeta e revista Plurale, essa última com destaque de capa e 10 páginas dedicadas a Estação Veracel.

Os eventos proporcionaram às marcas se aproximar de jornalistas e influenciadores de sustentabilidade, turismo e ciclismo. Os resultados gerados pós-evento deixaram a certeza de que com ousadia e ações bem planejadas é possível conquistar espaço para as empresas B2B em outros territórios, além de negócios.